Caíram na Real!
Perante um insistente defensor de uma orientação sexual diferente que a apregoava, dizendo que além de o ser, «era assumido», um velho Amigo meu retorquia com o que a muitos de nós apetece dizer: "e em que é que isso melhora a situação?". Não asim quanto ao pessimismo perante o futuro próximo e ao cepticismo diante da pertença à União Europeia, já que a formulação em voz alta do que interiormente é sentido pode, se lhe oferecerem alternativas viáveis, ser o primeiro passo para arrepiar caminho. Diz um estudo hoje publicado no «DN» que os portugueses se assumem agora como os mais pessimistas do clube em matéria de desemprego, situação económica e inflacção, culpando a Europa em que se (des)integram pelos caracteres negativos em alguns desses domínios; e que uma maioria já lhe atribui um papel negativo.
É bom ver as pessoas terem finalmente consciência do que lhes fizeram. Mas suspeito muito de que este sentimento esteja ligado a ver a torneira deixar de pingar e, complementarmente, ao temor de passar a ser agora ordenhado...
6 Comments:
At 12:09 PM, Anonymous said…
As riquezas das Índias, do Brasil, da África, quando aquela foi ocupada pela realeza, tudo foi malbaratado. Os dinheiros da CEE também não estão a deixar obra que se veja luzir. Parte dos nossos disparates estão a ser suportados pelos nossos parceiros: hoje, um escudo nem valeria dez réis de mel coado e a globalização, a sós, seria insuportável. A culpa, penso, está na nossa génese.
At 12:13 PM, Paulo Cunha Porto said…
É evidente, Caro Anónimo, que a Mentalidade do Mendigo desempenha o seu papel, como a do Novo-Rico teve a sua parte. Mas a acção de políticos provincianamente entusiasmados por pertencerem, julgavam eles, ao luzidio mundo da ribalta europeia, com tantas promessas vãs e cruéis desenganos, não pode ser inocentada.
Abraço.
At 12:25 PM, Anonymous said…
Morra a UE, morra!,
PIM!
At 4:17 PM, L. Rodrigues said…
Não se deve confundir a Europa de Delors com a Europa da Estratégia de Lisboa. Prometeram-nos uma, e agora temos que levar com esta. Na primeira, a ambição era sermos como os alemães, na segunda apontam-nos os chineses como exemplo.
At 4:29 PM, Anonymous said…
A europa cheira mal da boca.
Um País que consente deixar-se representar pela Europa é um País que esquece que uma vez o foi. É um coio d’indigentes, d’indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!
Abaixo a Europa!
Morra a Europa, morra! Pim!
Um País com a Europa a cavalo é um burro impotente!
Uma geração com a Europa à proa é uma canoa em seco!
...
A Europa é uma habilidosa!
A Europa veste-se mal!
A Europa usas ceroulas de malhas!
A Europa especula e inocula os concubinos!
A Europa é a Europa!
At 6:55 PM, Paulo Cunha Porto said…
Ela já está morta, Cara Reedição do Almada, só que ainda não o sabe.
Meu Caro L.Rodrigues:
Não confundo, evidentemente, Dellors com José Barroso. E não sou contra toda a integração europeia. Mas sou firme opositor da que passa, como a dos últimos tempos, a discutir constituições espúrias ou a atacar as ideias morais e a cultura dominantes em muitos países, com uma arrogância de que Bruxelas e Estrasburgo deveriam despojar-se.
Não! A Europa é uma bela Mulher e uma Menina Prendada. Querem difamá-la e atirá-la para a valeta. A nossa missão é o resgate da sua honra..
Post a Comment
<< Home