O Misantropo Enjaulado

O optimismo é uma preguiça do espírito. E. Herriot

Thursday, July 06, 2006

A Psicose das Aberturas

Que se abra um túmulo para encontrar num cadáver indícios que possam esclarecer quanto à existência ou não de requisitos para ser canonizado, vá que não vá. O Homem não pode ter absolutas certezas quanto a algo de que tão poucos têm a Experiência, como a Santidade, sem o auxílio desses elementos exteriores. Agora, revolver os restos do Primeiro Rei de Portugal para lhe «determinar o perfil biológico», como resolveram fazer uns quantos cientistas, alguém me sabe dizer em que medida melhorará o nosso conhecimento da História? Deve haver uma razão, mas eu não atinjo.

24 Comments:

  • At 1:36 PM, Anonymous Anonymous said…

    E restará saber, Caríssimo Misantropo, quais as verdadeiras motivações para tal profanação do túmulo do nosso Primeiro Rei. E se os estudos a efectuar e os resultados divulgados serão sérios.

    Já agora, seria muito aconselhável que estivesse presente um padre para a abertura do túmulo, de modo a efectuar os ritos necessários para que a profanação não passe a sacrilégio...

    Pode ser uma psicose, como muito bem diz, mas aqui estão a passar dos limites. Há ainda coisas que são Sagradas - o descanso dos mortos é uma delas - ainda por cima de Alguém tão ilustre como o Pai da Pátria.

    São os «novos infiéis» a urdirem as suas nefandas tramas...

    Um grande abraço.

     
  • At 2:28 PM, Anonymous Anonymous said…

    Caro c. portugal, Pai da Pátria? Não chame isso ao homem, que ainda o faz corar, oito séculos depois de ter morrido! É que este País está cheio deles que, por certo, como os estudos biológicos o comprovarão, não terão nem um átomo do seu precioso ADN. Olhe, caro Paulo, será que dos novos Pais da Pátria, alguém pensa provar que é seu descendente, na mira de isto voltar à realeza?

     
  • At 4:04 PM, Blogger Je maintiendrai said…

    Caros Senhores desculpem lá mas há régios precedentes: El-Rei D. Pedro lá andou a expor o cadáver da bela Inês, e El-Rei D. Sebastião também se dedicou a abrir as tumbas dos régios antecessores; pelo menos a do Fundador e a do Príncipe Perfeito não lhe escaparam. A abertura recente da d'El-rei D.João VI (à guarda do Patriarcado em S. Vicente) lá ajudou a provar que alguém o empanzinou de arsénico e daqui pouco ainda há um qualquer atrevido que aproveita para lhe contrastar o ADN com o d'El-Rei D. Miguel e dirimir para sempre a alegada questão da paternidade... Ai que lá vêm os primos do Brasil...

     
  • At 5:42 PM, Blogger JSM said…

    Caro Paulo Cunha Porto
    Eu vou por caminhos mais simplistas. A orfandade latente em direcção ao patente. Trocando por miúdos: a sociedade dos filhos da mãe à procura do pai. Nessa busca incessante, já desenterraram salgadeiras romanas, já se abrigaram nos dólmens, devassaram mamoas, os dinossauros não têm descanso! Tudo para provar ou descobrir que o mundo não nasceu quando eles nasceram!
    Não há ninguém que lhes explique sobre os avós, os bisavós e por aí fora!?
    Um abraço.

     
  • At 5:42 PM, Anonymous Anonymous said…

    Saber, por exemplo, se era grande ou pequeno, que tipo de doenças sofreu ou não, até que ponto tal terá influído na sua actividade, etc.
    Não é difícil.

     
  • At 6:20 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Caríssimos Amigos: entretanto a sensatez veio ao de cima e, embora por razões adjectivas, a violação tumular foi cancelada pelo IPPAR, encontrando-se sob investigação as motivações e os expedientes que conduziram a esta ameaça.
    Mas respondendo:

    Meu Caro Carlos Portugal:
    bela proposta essa de recorrer a um Clérigo para neutralizar a presença maligna no acto, uma espécie de exorcismo preventivo...

    Meu Caro SA:
    Secundo, com toda a gana, o voto de deixar em repouso o Fundador. E olhe que com as continuadas tentativas para achar uma base genética da orientação sexual, não me admirava que se viesse a vender livros com a teoria que satiriza!

    Caro Anónimo:
    Pois se o Bonaparte que primeiro imperou se fez descendente de Carlos Magno e há para aí tanto louco a julgar-se Napoleão, tem alguma dúvida?

    Meu Caro Je Maintiendrai:
    A paternidade de que fala anda tão impugnada pela maledicência que a única relevância do que sugere seria limpar a honra de D. Carlota Joaquina, para espanto de todos. Se julga que eu sou um adepto da invocação sebástica das influências dos espectros, está muito enganado, mas ainda reconheço no acto uma intenção, com materializações infelizes, de honrar e servir. O que não vejo na de hoje.

    Meu Caro JSM:
    hihihihihihi! Bela descrição da vitória mais almejada pelas feministas radicais: a maternidade sem consagração paterna! Por este andar ainda vamos ver a escritora Maria Teresa Horta a defender uma concepção da História invulnerável a tais actos investigatórios, hihi!

    Caro Anónimo:
    Os Centímetros do Rei mudam um milímetro da História?
    Já temos notícia do problema relevante para a saúde que sofreu; e a consequência não pode ser estabelecida com exactidão maior do que a aproximação já feita.
    O exame dos ossos reais não revela essa influência. Isso é campo da especulação.

    Entretanto, hoje, no «PÚBLICO», lê-se que a obra de Freitas do Amaral é a única dedicada, exclusivamente a D. Afonso Henriques. Ficam assim com o direito à existência negado os esforços de Mário Domingues e Costa Brochado, que em nada lhe são inferiores, nomeadamente o do segundo. O «PÚBLICO» errou.

     
  • At 6:21 PM, Anonymous Anonymous said…

    Caríssimo Misantropo:
    Parece que o IPPAR fez - até que enfim! - uma coisa acertada, ao impedir a abertura por «não estarem verificados todos os procedimentos administrativos e legais». Uma tecnicidade, sem dúvida, mas pelo menos com a vantagem de poder ter posto cobro a um eventual disparate por parte desta gente, como muito bem diz o Caro SA.

    Abraço a ambos

     
  • At 6:26 PM, Anonymous Anonymous said…

    Caríssimo Misantropo:

    Peço desculpa pelo meu post anterior, com uma «notícia» tardia. Quando o comecei a escrever, ainda não estava aposto o Seu.
    Ainda bem que - pelo menos - há a intenção de se investigarem as motivações para a violação do túmulo.

    Um grande abraço

     
  • At 6:36 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Grande Abraço, Carlos Portugal. Congratulemo-nos. É certo que só se contestou a regularidade processual, mas, para o caso, é um princípio de vida. Ironia das ironias, tratando-se do tema que temos vindo a abordar...

     
  • At 7:34 PM, Blogger Jansenista said…

    Conspiração republicana...

     
  • At 8:00 PM, Blogger Victor Abreu said…

    Não seja reaças e não se oponha aos trabalhos da ciência, caro Porto! Por esse curso de pensamento, não se investigava nada, ora essa! Além disso, muito provavelmente, os ossos que lá estão podem nem ser o do nosso primeiro rei, ou estar misturados com o de outras gentes anónimas. Tal como aconteceu com os de D. Nuno Álvares Pereira, no Carmo, que afinal não eram os dele.

     
  • At 8:24 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Meu Caro Jansenista:
    suspeito mesmo de uma ressurreição da carbonária.

    Meu Caro Victor Abreu:
    Nada tenho contra a ciência, desde que lhe encontre um objectivo importante, bem como a capacidade de melhorar a vida. Não é o caso. Imagine que a hipótese que sugere é verdadeira: todas as conclusões que o Caro Anónimo do 6º comentário defendeu como justificadoras seriam imposturas, por assentarem em ossadas alheias! Ná, não vejo proveito algum em remexer Ali; e vejo grande prejuízo no atentado à sacralidade que seja concretizada na devoção, ou no simples respeito.
    Abraços a Ambos.

     
  • At 9:35 PM, Anonymous Anonymous said…

    Mas o homem era santo?...

     
  • At 9:55 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Lá que tentaram, tentaram. Mas como a Santa Madre Igreja não concedeu...
    E cá por isso, Oh Victor, eu estou muito longe de ser um santinho e não gosto da ideia de virem a andar cá a apalpar o esqueleto, quando me ausentar por motivo de força maior...
    Ab.

     
  • At 10:06 PM, Anonymous Anonymous said…

    Por acaso até seria Santo... E o seu processo de canonização, iniciado há séculos, foi interrompido por pressões de vária ordem, numa antecipação do funestíssimo «politicamente correcto».

    Mas também, se os que seguem as modas desta triste época republicana sem ideais superiores, cuja única religião é uma certa «ciência» que tentam impor, substituindo clérigos por «cientistas», se esses seguidores, digo, não respeitam nada de Sagrado, não têm o direito de querer impor as suas «crenças» a quem respeita, e muito menos conspurcar os locais que são Sagrados para os outros (a grande maioria), sempre em nome do «progresso».

    Aliás, o dito «progresso» tranformou-se numa desculpa para os desmandos inconcebíveis destas últimas décadas; e num anátema a lançar contra quem se rebela contra tais desmandos...
    Por acaso, sou engenheiro, de profissão (e não de título partidário como alguns), portanto «cientista». Mas não advogo esse «progresso» a todo o custo. Porque o progresso e a ciência que não visem o bem-estar da humanidade (não me estou a referir ao que os políticos classificam como «bem-estar») transformam-se numa ameaça e num mal a combater. E aí, sim, sou decididamente contra esse tipo de «progresso».

    Peço desculpa ao Caríssimo Misantropo por este longo desabafo, relativo ao último post de Vítor Abreu, mas não me contive.

    A propósito: as dúvidas expressas pelo Caro SA começam a tomar certos contornos de realidade deveras interessantes: aparentemente, estariam associados à investigadora portuguesa alguns cientistas espanhóis, que levariam os ossos para Espanha; e, que eu saiba, a única especialista em retirar ADN de ossadas com esta idade é austríaca, e trabalha em Viena...

    Um grande abraço.

     
  • At 10:45 PM, Anonymous Anonymous said…

    Bom, tá visto que o nosso primeiro é de facto uma relíquia sagrada. Quem diz que o conhecimento que não visa o bem se transforma em mal está certamente a ler a partir do Génesis, portanto, e neste particular, este blogue e a maior parte dos comentários remetem-se, afinal, para o fanatismo religioso.
    Pobre diocese de Coimbra, violentamente desautorizada por V. Exas., que até tinha dado autorização.
    Se uns centimetros do Rei mudam os milímetros da História? Claro que sim, a não ser que a História seja declaradamente um acto de propaganda ao serviço de um Grande Ideal.

     
  • At 11:12 PM, Blogger Je maintiendrai said…

    Que eu saiba a interrupção do processo de canonização do Rei Fundador só ficou a dever-se à renitência do Vaticano em acatar de ànimo leve as instâncias do Rei Magnânimo, em plena febre dos privilégios da Patriarcal, do título de "Fidelíssimo", etc etc. Do Santo Rei Luís de França ao rude borguinhão Afonso sempre ia alguma distância, e a visão de Ourique nunca calou muito à credulidade limitada dos dicastérios romanos.

     
  • At 8:44 AM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Quanto ao último comentário anónimo, devo dizer que nada do que escrevi foi assente em argumentos religiosos. Mas que se o fanatismo anti-religioso quer que a opção entre Bem e Mal condicionante de todos os domínios da vida seja «fanatismo religioso», desde já dá um passo em frente este FANÁTICO.
    Quanto aos centímetros do Rei, há-de dizer-me que grande alteração ao conhecimento do Passado é que a sua altura maior ou menor implica. Se fosse o comprimento do nariz de Cleópatra, ainda se perceberia, com uns pozinhos estilísticos; assim não posso deixar de considerar a acção evitada como simples curiosidade sacrílega e busca de notoriedade fácil. Para ser simpático.

     
  • At 10:33 AM, Anonymous Anonymous said…

    José Matoso, um homem de vida impoluta, que me merece o maior respeito, nomeadamente como historiador, defende a abertura do túmulo pelos avanços que pode trazer para a história, digo eu, de um período que ele conhece profundamente. Os obstáculos levantados pelo IPPAR merecem-lhe o seguinte comentário: «Estamos em Portugal». Mas o IPPAR parece ter prometido, apenas, uma moratória de três meses. É o atraso do Simplex. Os segredos que os séculos guardaram vêm já aí.

     
  • At 10:52 AM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Por muito respeito que os trabalhos do Prof. Mattoso me inspirem, não estou vinculado à opinião dele. Continuo a perguntar: para quê?

     
  • At 1:48 PM, Anonymous Anonymous said…

    Meu Caro Misantropo,

    Dizes:

    « Entretanto, hoje, no "PÚBLICO", lê-se que a obra de Freitas do Amaral é a única dedicada, exclusivamente a D. Afonso Henriques. Ficam assim com o direito à existência negado os esforços de Mário Domingues e Costa Brochado, que em nada lhe são inferiores, nomeadamente o do segundo. »

    Surpreende-me que o Muito Erudito Misantropo não cite os estudos de Luiz de Mello Vaz de São Paio, nomeadamente a monumental obra "A Herança Genética de Dom Afonso Henriques" (Porto, Centro de Estudos de História da Família da UMP, 2002).
    O mesmo Autor publicou também uma notabilíssima crítica à obrinha do Tragicómico Dramaturgo (a qual obrinha, embora curta, parece longa, e chata, como a espada do biografado).
    Não tenho à mão a referência. Pergunte a algum livreiro mais Bizantino, que certamente sabe.

    Tais estudos merecem a atenção do Misantropo & Seus Leitores.

    O Internauta Descerebrado.

     
  • At 3:31 PM, Blogger zazie said…

    estou contigo!

    beijocas

     
  • At 5:19 PM, Anonymous Anonymous said…

    sa, o facto de D. Afonso H. ter sido homosexual é, para mim, uma revelação. A confirmar-se, baila-me uma interrogação: será que a história se repete mesmo?

    Nota: habitual frequentador deste magnífico blog, dado o aumento de comentadores anónimos, passo a identificar-me.

     
  • At 7:16 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Meu Caro Internauta Descerebrado:
    o pobre misantropo só podia ter-se pronunciado sobre livros que tivesse lido, o que não sucedeu com o referido, certamente notável.
    Muito obrigado pela sugestão.

    Caro Zé:
    Não querendo intrometer-me no diálogo que espera a resposta do SA, gostaria de saudar a nova Assinatura. Nada como uma Identidade, para cavaquear, também blogosfericamente!

    Querida Zazie:
    Obrigadíssimo. Isso dá-me a certeza de estar do bom lado.
    Beijinhos e abraços.

     

Post a Comment

<< Home

 
">
BuyCheap
      Viagra Online From An Online pharmacy
Viagra