O Misantropo Enjaulado

O optimismo é uma preguiça do espírito. E. Herriot

Friday, May 19, 2006

Um Ano na Net

A 16 ou 17 de Maio de 2005 Alguém que muito prezo, após uma troca de impressões sobre o meu projecto de criar um blogue, teimou que não o conseguiria aguentar durante um ano. Devo dizer que também era dessa opinião. Mas, por necessidade de tempero da conversa, defendi a posição contrária. Ressuscitei a 19 o título de um romance começado e que encalhara numa gaveta, anos atrás, pois me parecia ideal para retratar o bicho que diariamente proporia à exibição, nos Vossos monitores.
Daí para cá tem sido a luta que conheceis. Se blogar é entretenimento notável, propicia, para além das alegrias de uma forma de convívio, o enriquecimento da permuta de vistas e a aquisição de conhecimentos que faz crescer; por duas vezes pensei desistir do ME: uma, frustrado pelas falhas técnicas, outra quando uma nova configuração do quotidiano, devida a um conjunto de razões boas e outras menos, me forçou a alterar o ritmo. Foi, enfim, um braço de ferro permanente com o computador, que acabou por garantir o prolongamento.
Tenho, porém, a viciação na Rede como a derrota num combate de gladiadores, em que eu, pobre mirmilão, fosse caçado pelo reciário e, prisioneiro na malha, aguardasse o golpe final do tridente. Nesta confrangedora situação procurei sempre não perder de vista duas regras básicas: Nos diálogos estabelecidos nunca dizer a outro bloguista o que deveria ou não fazer em sua casa; e, no que me toca, nunca abdicar da soberania do Autor, publicando sempre aquilo que, em cada dia, me impressiona ou estimula.

Pelas Pessoas Interessantes que conheci, posso afirmar que a minha vida se divide em "antes do blogue" e "depois do blogue". Seria Impossível referir Todos. Falando só nos mais assíduos, Ladies First, um Trio Único como a Miss Pearls, que faz da trivialidade da vida coisa pensada com elegância ímpar, a Viajante, com quem gerei cumplicidade intelectual de descobertas, ao ponto de lançarmos mãos a obra comum e a Zazie, extraordinária junção de difusão do saber e espírito lúdico do bloguismo, que tenho por Estrela Polar. Sem esquecer o breve mas gratificante intercâmbio com a Mocho, como a poética tonalidade da Thornlessroseana Maria, a deslumbrante prosa da Margarida e da Júlia, como a recém-chegada Luz Acesa, com a autoria de imagens que tanto agradam.
Amigos anteriores à condição de bloguista tinha já no Duarte Branquinho, a quem se deve grande pate do sucesso do ME; e no RAA, Compadre cujo exemplo me acelerou a entrada neste mundo. Outros, mais ou menos antigos, vieram juntar-se-lhes: o MRA, com belas fotografias, o João Villalobos, nova Estrela Blogosférica que aqui deu os primeiros passos neste Universo, o Mendo Ramires, Caríssimo Tertuliante que tardou mas arrasou, o Eurico de Barros, que tantas vezes tem salvo postagens menos inspiradas com os comentários sempre vivos e sabedores. E o Engenheiro que é tão preguiçoso na blogação como activo na Vida, quase tanto como a Índia.
A Eles tive o gosto de ver juntar-se o debate e a amizade, presencial ou não, com Três Mestres Universalmente Reconhecidos: o Manuel Azinhal, o Pedro Guedes e o BOS. E de descobrir um Outro, que é o Segundo Grande Culpado de alguma relevância misantrópica, o FSantos, com quem confeccionei amizade próxima.
Mas há muito mais: descobri Eruditos de Excepção, cuja profundidade sigo sempre com êxtase, afecto e temor: o Rodrigo Nunes, o Corcunda, o JSarto e o Rafael Castela Santos. O inigualável humor e a arte do JMTeles da Silva. O entusiasmo transbordante e sabedor do JSM. Deliciei-me com o ar fresco que coreligionários mais jovens como o Sandokan, o SA e o desaparecido Viriato vieram trazer aos Valores em que creio. Regozijo brotou do reconhecimento ao Camisa Negra por me dar alguma atenção. Envaideceu-me a chegada de um grande interlocutor, como o L.Rodrigues e ufanei-me da recompensantíssima tertúlia com Três Monstros do Saber e do Gosto, quais Jansenista, Je Maintiendrai e Miguel Castelo-Branco. Nunca perdi de vista a solidez doutrinada e a eficácia blogosférica do Velho da Montanha.
O meu gosto pela poesia viu-se alimentado pela leitura da Helena Monteiro e pela irrupção de um Blogger que era Poeta já por mim admirado - o Ruy Ventura.
Sou ainda reconpensado com a mundividência talentosa do Pedro Santos Cardoso e do David Afonso que me desafiaram para fazer análise política! Pela eterna e fresquíssima escalpelização de mitos do bem-humorado Biollante, a alegria amiga e permanente descoberta do Kamikaze, a oportuna participação do A e do Sapka, ou a meditação acolhedora e reflexiva do Zé Maria. E não esqueço a atenção e outro honroso convite, do Diogo Dantas.
Não posso esquecer o Nelson Buíça, que me tinham dito ser um agente do SIS destacado para detectar os bloguistas perigosos e com quem fomentei uma cúmplice intervenção alicerçada em gostos comuns.
Ganhei uma Amizade meritoríssima para além do Oceano, com o Euro-Ultramarino e recebi palavras de estima de um puro estilista, o vigoroso polemista que é o Dragão. Não olvido a ajuda preciosa do Restaurador em momento difícil, ou a actividade frenética mas sempre pertinente do Rui Paula de Matos. Para não falar já do Saber do Américo de Sousa, que arranjou tempo para tanto me distinguir. Tal o Mendo Castro Henriques, Mestre de Monarquismo.
Graças a este antro, reactivei o convívio com o meu ex-Vizinho e Amigo de infância Francisco Múrias, descobri um eruditíssimo pesquisador do nosso Passado e defensor da língua no Bic Laranja, retomei o contacto interrompido com outra Amizade de há muitos anos, o Anton, como o intensifiquei com o TSantos, que tão bem vem comentando.
Mas se vamos aos comentadores, para além dos menos assíduos que por cá deixaram vestígios do seu brilho, tenho de referir o incansável Amigo de Espanha. A Maria. O Nonas - que papel tão importante teve na continuidade deste formato. O Legionário, de quem cada contributo é uma festa. O Caríssimo Internauta Descerebrado, a quem tanto devo. O Pedro Rodrigues com a original abordagem para além do tangível. O Alce e o Francisco Agostinho, a Margarida Ilharco e o Zé Sendim, o Takitali, o Luís Graça, a Marta Castro, o DFF, o Siarom. E muitos, muitos mais, que seria impossível nomear.
Isto parece a cerimónia dos Oscars. Mas consegui não agradecer aos Pais, que para aqui não são chamados. Desculpem não pôr links, mas estão ao lado e não sairíamos daqui. Tenho de concluir: O homem com muitos amigos não era o Jimmy Stewart do filme do Capra. É o misantropo. Muitos e bons! Bem hajam pela Vossa generosidade.

33 Comments:

  • At 10:56 AM, Blogger Je maintiendrai said…

    Caro Cunha Porto: Apesar de me deixar entalado entre as seiscentistas "Monstruosidades do Tempo e da Fortuna" e o Abade Correia da Serra a qem nos salões chamavam de "Elefante Científico e Literário", aqui ficam palavras amigas de apreço pelas qualidades humanas que sempe revela e de reconhecimento pela lição de muitas Lições que aqui deixa. Parabéns por ter dobrado o Bojador! A grilheta e o remo da minha galé não me deixam ser mais extenso.

     
  • At 11:03 AM, Blogger João Villalobos said…

    Muitos parabéns e um abraço muito amigo. É verdade que dei aqui os primeiros passos, agora essa da «Estrela Blogosférica» por favor...!
    :)
    Só faltou mencionares que não vais ameaçar encerrar o misantropo no ano que agora começa ;)

     
  • At 11:07 AM, Anonymous Anonymous said…

    Meu Caro Paulo,

    Aproveito a deixa para ser o primeiro a felicitar-te por um ano de excelente Crítica, Alta Cultura, notabilíssima Erudição, Actualidade (estás sempre na brecha e passaste a ser um dos meus "jornais diários gratuitos", com informação seleccionada e actual, e mais ainda quando difundes os Clássicos), belas "Estampas" que são a alegria do olhar, Belas-Artes (com algum kitsch à mistura para sublinhar as diferenças...), bom-humor e, sobretudo, bom espírito - és um verdadeiro Mestre do jogo-limpo (fair-play) e do cavalheirismo ("gentlemanship", diria apressadamente aguda Espada, que bem podia mandar os pupilos estudar-te a produção, digna pelo menos - ao fim de 365 dias - de uma dissertação de Mestrado).

    Com um abraço grato (também pela tão amável quão imerecida referência), subscreve-se este teu Velho Amigo,

    O Internauta Descerebrado.

     
  • At 11:12 AM, Anonymous Anonymous said…

    Dois jovens aproveitaram uma pausa forçada do Inepto e Caquético Internauta e tiraram-lhe a primazia de que se jactava. Não é justo...!

    O Descerebrado - Frustrado, Consternado.

     
  • At 12:27 PM, Blogger Ricardo António Alves said…

    Um ano de safra pelo menos igual a esta, e um abraço.

     
  • At 12:34 PM, Anonymous Anonymous said…

    Carago, foi preciso chegar quase ao fim para ver o meu nome!
    Já t’ava a ficar fuck-fodido com a situação. Tenho um ego do tamanho da jaula do misantropo!
    É um gozo do carago ter amigos com o gabarito intelectual do Paulo. Fazem-me sentir mais estrumado!!

    Legionário

     
  • At 12:55 PM, Blogger Bruno Santos said…

    Parabéns! Um abraço deste leitor assíduo.

     
  • At 1:40 PM, Anonymous Anonymous said…

    Feliz aniversario. Remanso de paz y de cultura para transfugas de la crispada blogsfera española, uno se siente un diminuto troll ante el Sr. Administrador y Otros Gigantes Comentaristas Lusos y el Compatricio Castela (Largos en facellas.....). Larga vida al Misantropo Luso, revelacion positiva de la Blogsfera de Lusitania Felix.....!

     
  • At 2:29 PM, Blogger Mendo Ramires said…

    Caríssimo Amigo e Correligionário:
    Parabéns!
    Saber andar, falar e escrever assim, só com um aninho... — é milagre!
    Bem-hajas por espalhares, diariamente, Sabedoria aos sete ventos, por esta blogosfera fora..
    Saudoso das Tertúlias de antanho, saúdo-Te agora à distância de um clique.
    No dia de hoje, recebe um forte e especial abraço.

     
  • At 5:06 PM, Blogger L. Rodrigues said…

    Perante tamanha generosidade, faltam-me as palavras.
    Parabéns ao Misantropo. Se não gostar de pessoas fosse isto, o mundo seria sem dúvida um lugar melhor.

     
  • At 5:56 PM, Anonymous Anonymous said…

    Caro Paulo:

    Muitos Parabéns; que bem merece.

    Grato pela honra que me deu ao colocar o meu nome; grato pela imerecida, mas generosa referência.

    Um Abraço

     
  • At 6:43 PM, Blogger JSM said…

    Vá lá um abraço de parabéns. Nestas alturas fenece a inspiração para um 'aparatoso' comentário. É sempre assim, na altura do discurso, bloqueio.
    Que fazer? Vem à memória aquele verso do Torga, "cedro desmedido da pequena floresta...blogosférica!
    E mais uma vez parabéns.

     
  • At 8:49 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Meu Caro Je Maintiendrai:
    Obrigado pela generosidade imerecida da apreciação. Bojador será pela importância percursora que se espera, mas, em certos pontos, pareceu antes o das Tormentas. Hihihihi!

    Meu Caro João:
    de facto «Estrela» pecou por equívoco. Lateralidades! Eu queria dizer "Astro Maior".
    Quanto ao resto, nem penses! Quando estiver carente de miminho, é logo. Da última vez foi tão gratificante...

    Meu Caro Internauta Cerebradíssimo:
    Qual tese! Notas soltas ao correr do teclado. Não mereço, claro está, as imputações caridosas que me fazes. Mas lá que sabe bem ouvir tamanha boa vontade...
    Não Te consumas, não era uma corrida. Hihihihi!

    Irmão em Cristo RAA:
    Obrigado, temo não estar à altura. O Teu papel catalisador foi inultrapassável.

    Meu Caro Legionário:
    Então em dia de anos sou comparado a coisa tão mal-cheirosa? Atenção,os Últimos são os Primeiros. Fora de brincadeira, não houve qualquer ordenação hierárquica. Sei que um Homem das Legiões é hostil a esta ideia, mas...

    Meu Caro BOS: obrigadíssimo. é tão bom receber o apreço de Tão Grande Pena! É a esperança de diminuir o fosso entre a qualidade das nossas escritas que também me move.

    Querido Amigo de Espanha:
    Que posso dizer de Quem tanto tem enriquecido este pobre blogue? Sempre magnânimo para com o meu País e para com este pobre servidor dele. Agradeço-Lhe, comovido, ambos os afectos demonstrados, dignos dessa Espanha Libre, Grande e Una que também amo.

    Meu Caro Mendo:
    As nossas tertúlias são dos melhores momentos da minha vida. E é a amizade que então se gerou que esclarece sobre juízos tão pródigos e afastados da pobre realidade. O Teu advento, sim, foi um facto importante; e, de alguma forma, a continuação blogosférica da nossa camaradagem.

    Meu Caro Espadachim:
    Um já está. Tenho algum crédito para o outro?

    Meu Caro L.Rodrigues:
    generosidade nenhuma, senão realismo. E, claro, a misantropia está rotinada na desconfiança das entidades colectivas, mas sempre disposta a reconhecer as excepções. Como a de um Parceiro de Debate de sonho, como o Autor do «DESIGNORADO».

    Meu Caro Pedro Rodrigues:
    obrigado sou eu, do fundo do coração. Sabe bem que trouxe, com grande aptidão, uma dimensão que faltava a este espaço. Ser-Lhe-ei, eternamente, devedor.

    Meu Caro JSM:
    Se tão comoventes palavras são «bloqueio», há que não deixar passar qualquer tentativa de o furar. Desmedida é a imagem, como a amizade que Lhe tenho.

    Meu Caro SA:
    Obrigadíssimo. Tentarei, desde que, também, na Sua companhia.
    Abraços a Todos.

     
  • At 9:18 PM, Blogger vs said…

    "... que me tinham dito ser um agente do SIS destacado para detectar os bloguistas perigosos..."

    Ahahahaahah!
    Quem é que lhe disse tal coisa?!?!

    LOL!
    (até me admira não lhe terem assegurarado que eu era do Mossad ;))

    " uma cúmplice intervenção alicerçada em gostos comuns."

    Ora nem mais.
    Um dia destes temos que falar dos 'gostos comuns' é em frente a um bom bife ou em frente ao tal leitão que andam para aí a prometer há um ror de tempo.

    Anyway, muitos parabens deste para quem o seu blog se tornou leitura diária indispensável (nem pense em voltar a fechar o 'tasco').
    Um Abraço

     
  • At 9:36 PM, Blogger takitali said…

    Muitos Parabéns.
    Grato pela sua amizade que retribuo 70X7.
    Um grande abraço

     
  • At 9:48 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Meu Caro Nelson:
    «Só para o MOSSAD», foi a minha resposta. Os nossos serviços de Informações tinham lá estaleca para recrutar um Elemento de Tal Valia?
    Vamos ao bicho. É combinar.
    Muito obrigado,Caríssimo, este blogue já não consegue passar sem Si.

    Meu Caro Takitali:
    Obrigadíssimo sou eu, por fidelidade imerecida e tantos comentários notáveis e encorajadores.
    Abraços.

     
  • At 10:23 PM, Blogger DB said…

    Amigo Paulo,
    Muitos parabéns!
    Só de pensar que estivemos quase a perder-te -- blogosfericamente falando -- este momento vale ainda mais.
    Sei que este é um local de referência, obrigatório pelo seu nível e qualidade.
    Mas, para mim, o mais importante é que quebra a distância. Continuo com saudades dos tempos de BA, mas tenho um amigo sempre à mão.
    Um forte abraço.

     
  • At 10:33 PM, Blogger Zé Maria said…

    Meu caro Paulo:
    Se calhar com atrazo, pelo que me desculpe, aqui venho dar-lhe um abraço de parabéns.
    Tem sido agradável e enriquecedor estas visitas partilhadas.
    Por tudo isso, obrigado.
    Forte e fraterno abraço

     
  • At 10:35 PM, Blogger Francisco Múrias said…

    Continuamos a ser viinhos. Só mudei 200 metros pró lado.
    Um abraço

     
  • At 11:53 PM, Blogger Margarida said…

    Caro Paulo Cunha Porto:
    Nunca será de mais agradecer por partilhar connosco essa "verve" inspiradíssima e inspiradora.

    Parabéns efusivos!

    Beijinhos!

    Margarida e Júlia

     
  • At 2:57 AM, Blogger zazie said…

    muitos parabéns e muitos beijinhos. Foi tão bom teres aparecido na blogosfera.

    O Misantropo já é um clássico

     
  • At 4:06 AM, Anonymous Anonymous said…

    Muitos parabéns!
    :)
    Quanto ao agente (infiltrado) Buiça, está mais que confirmado.
    Felizmente tenho um familiar, bem colocado, na Mossad que me informa regularmente sobre o desempenho do artista.
    Consta que não conseguiram arranjar melhor... o Buiça era o único que conseguia escrever da esquerda para a direita.
    ;)

     
  • At 11:06 AM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Meu Caro Duarte:
    Muito obrigado. A segunda ameaça de perda referia-se tão-só ao ME, pretendia continuar em novo molde. Mas os Amigos, como Tu evitaram-no, o que, hoje me satisfaz muito. Claro que a eliminação das distâncias é a qualidade maior da bloguística. E, por falar nisso, as mudanças físicas recentes impõem que vamos almoçar um destes dias...

    Caríssimo Zé Maria:
    Qual! Perfeitamente enquadrado no dia, é grande prazer meu receber o Abraço que retribuo com todo o afecto. O «Tempo...» foi para mim descoberta maior e muito me tem ajudado a superar algumas das minhas muitas falhas.

    Outro, Meu Caro Francisco. Ah sim? E eu que pensava que tinhas ido para outra localidade aqui na linha! Bom, mais perto do que nos blogues não poderíamos estar.

    Queridas Margarida e Júlia:
    «"verve" inspiradíssima e inspiradora»? Só se for por pálido reflexo da Vossa Prosa que, essa sim, é todo o esplendor da Escrita. Obrigadíssimo por me suportarem.

    Querida Zazie:
    Um «clássico»? Imagino que no sentido estudantil de ser chato, ou no da alternativa eliotiana «do zero absoluto da frieza»... Fora de brincadeira, é absolutamente divinal receber um elogio destes de uma Autoridade como Tu. E sem o Caro MC a dar para trás...

    Meu Caro A:
    Muito e muito obrigado. Essa do isolamento do sentido da escrita do Nelson, na organização, está excelente. Mas viu como, apesar de tudo, Ele é um Agente SECRETO? A desafiar-me para comer porco! Haverá melhor disfarce? Hihihihihi.
    Beijinhos e abraços.

     
  • At 1:59 PM, Blogger Sandokan said…

    Muitos parabéns ao Misantropo, que visito sempre que venho à "net", mesmo quando venho com pressa! Obrigado pela imerecida referência... saiba que o "Curtas" orgulha-se de ter como Padrinho Internáutico o Misantropo! E tentamos fazer por merecer tão valiosas visitas que por lá nos faz...
    Um forte abraço e muitos anos como este!

    AVC

     
  • At 9:16 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Querida Maria: se reparar, falo de Duas Portadortas Desse Belíssimo Nome, no texto. Uma, a minha Colega do Thornlessrose; a Outra era, realmente, a Mãe do meu Caríssimo Confrade em admiração pela AJ. Agradeço-Lhe, do fundo do coração, as belas mas imerecidas coisas com que me mima. Não, desta não pretendia abandonar, mas é natural que alguma emoção haja transparecido, ao nomear Pessoas que já são muito importantes para mim. A fidelidade com que me honra era razão mais do que suficiente para manter «O Misantropo Enjaulado».
    Permita-me dar-Lhe um beijinho, muito grato.

    Meu Caro Sandokan:
    Abraço muito agradecido pelos elogios e pelo voto. É motivo de grande orgulho ter Tal Blogue como Afilhado. Um dia que faça um "banner" inscreverei nele o facto, à guisa de condecoração.
    Abraço.

     
  • At 1:54 PM, Blogger Pedro Santos Cardoso said…

    Imperdoável. Só hoje tomei conhecimento do 1º aniversário do Misantropo. Tentando rectificar - aqui e no Dolo - a situação, desejo ao Paulo e ao Misantropo as melhores felicidades e continuação de excelentes textos. Parabéns!

     
  • At 6:11 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Meu Caro Pedro Santos Cardoso:
    Obrigadíssimo, Querido Amigo, qualquer aspecto positivo que venha a existir na produção misantrópica ficará eternamente devedor de estímulos como o Vosso. Vou já ver o «Dolo...»
    Abraço.

     
  • At 10:45 AM, Anonymous Anonymous said…

    Apesar de atrasado, aqui vai o meu formal grande abraço de parabéns, com o desejo que nunca desistas dos sonhos.
    Ah! um beijo à Ana Maria (se ainda for de dar).
    DFF

     
  • At 6:52 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Meu Caro DFF: muito obrigado, tentarei. Essa nossa Amiga que há tanto tempo Te não vê ainda não embarcou, pelo que é perfeitamente possível osculá-la em Teu nome.

    Meu Caro D. Nuno Álvares Pereira:
    É sempre tempo para palavras amigas do Condestável da Blogosfera. Gratíssimo.
    Abraços a Ambos.

     
  • At 10:22 AM, Blogger MySelf said…

    Amigo Paulo,

    Como tu muito bem dizes, eu sou uma recente nestas andanças mas o teu blog já faz parte das minhas leituras mais frequentes (já é um clássico, como alguém diz atráz).
    Quero te dar os Parabéns pelo excelente blog que tens, pela tua escrita que nos prende e pela generosidade que tens ao partilha-la connosco.

    Um beijinho grande

     
  • At 5:03 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Querida Luz Acesa, Yourself:
    Gratidão justa é a minha, por Pessoas Como Tu perderem com a esta pobre verborreia o Seu tempo. Obrigado pelo interesse e pela nova dimensão que trouxeste à roda dos amigos.
    Beijinho.

     
  • At 2:12 PM, Blogger Viajante said…

    A um aniversário podem sempre somar-se mais dias - sobretudo, quando os parabéns se atrasam se pretendessem acertar no dia (risos). Em não pretendendo, estar-se-á a tempo.

    Misantropo, é sempre um prazer passar por aqui. Concorde-se, discorde-se ou interrogue-se, vale pelo acompanhar de um percurso, pela reflexão que pode suscitar-se e pelo nutrir do «vício» de um companheirismo blogo-esférico.
    Assim, da generosidade de Quem partilha à disponibilidade de Quem conversa, conta-se conSigo ao longo de um amplo espectro, entre postagens e comentários.

    Votos de inspiração e temperança, que assegurem longeva permanência.
    Beijos.

     
  • At 3:20 PM, Blogger Paulo Cunha Porto said…

    Senhora,
    Quanto me custou ver um ano desta casa vencer-se na constância das Vossas andanças, da blogosfera por elas apartada! Obrigado pela generosidade de sempre, sendo certo que, sem a inspiração que a Vossa Companhia tem proporcionado, muito menos aproveitável seria ainda este labor.
    Prossigamos pois nos nossos caminhos, uns percorridos a par, outros com recontros magníficos espreitando. Disse recontros, pelo sistema de "post"/comentário, mas é óbvio que são os mais belos encontros.
    Beijos por tudo isto, e, ainda mais acima, por Vós.

     

Post a Comment

<< Home

 
">
BuyCheap
      Viagra Online From An Online pharmacy
Viagra