3D
Não se trata de uma queixa de perdedor referida aos jornalistas e só moderadamente de uma tentativa de pressionar os meios de comunicação. A crítica que sua Santidade o Papa faz à actuação daqueles encontra o seu fundamento em se terem esquecido de ser meios, para almejarem a condição de substitutos. Com efeito, globalização foi sempre o que a Igreja perseguiu, fiel ao próprio significado do termo «Catolicismo». E esperaria poder , tal como as, contudo mais frágeis, concorrentes eclesiais, contar com os Media para difundir o seu ponto de vista que, nos dias de hoje, adaptaria a evangelização da pregação de outrora ao debate que parece mais adequado. E aqui é que está o busílis: abdicando de veicular as posições e de se esforçar por dar os factos na versão mais neutra possível, cada orgão de comunicação social apresenta uma fast food informativa em que acontecimento e visão dele se confundem, estreitando os limites do comentário aos arcos que considere ou queira considerar mais apelativos. O que elimina a possibilidade de joeirar e atira para a blogosfera ou para as folhas marginais a adução de pontos de vista tidos por "excêntricos", os quais, por sua vez, correm o risco de estagnar no casulo de dizer apenas o que o seu reduzido público parece querer ouvir. Perante este facto a responsabilidade tridimensional de que fala Bento XVI enfrenta o perigo da falência.
2 Comments:
At 2:24 PM, Anonymous said…
Belo texto dominical, meu Caro Misantropo.
Como diria o grande Marshall MacLuhan (também ele Cristão e, como uma vez disse, «da pior espécie»: Católico, Apostólico, Romano), «the medium is the message» e também «the massage»...
O Internauta Descerebrado.
At 6:43 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Internauta Descerebrado:´Que alegia ver-TYe por cá num Domingo! Há novidades de suportes Desse Grande Espírito, ao que vejo.
O Grande McLuham! Inda outro dia o citaram no «CLARAS EM CASTELO», a propósito da frieza que ele detectaria em meios de intermediação da informação, tais como a "net". Não esqueço, por outro lado, o sobre ele projectado que a nós ambos respeita.
Abraço.
Post a Comment
<< Home