Duas Razões
.
A resignação do Cardeal Wielgus, Arcebispo designado de Warsóvia, na sequência da reacção popular contra si levantada, no presuposto de que fez fretes aos serviços de informação do tempo do Comunismo não é apenas, ao contrário do que se quer fazer cer, uma simples reacção afectiva por colaboracionismo com o opressor, contra o qual Figuras Grandes da Igreja, quais Padre Popieluzco e o Enorme Papa que foi João Paulo II foram símbolos mobilizadores. Há duas questões adicionais: na Polónia, país formalmente alinhado com Moscovo, mas em que a colectivização pouco operou e o Exército permaneceu mais nacional e... Cristão do que marxista, com Jaruselwski ainda hoje a ser louvado pelo jogo duplo que fez para evitar destinos semelhantes aos de Praga e Budapeste, a Igreja sempre foi efectivo contrapoder, contrariamente aos países Ortodoxos, onde, tal como no tempo dos Soberanos mais ou menos absolutos, se portou como sustentáculo adicional do Estado. O segundo aspecto prende-se com o facto de vozes autorizadas como a do Cardeal Glemp terem dado cobertura às suspeitas de haver na Igreja espiões Desse Sumo Pontífice, trabalhando directa ou indirectamente para os Soviéticos, para lhes revelar a parte não-visível da estratégia do Vaticano e até sabotá-la, a confirmarem-se os indícios de responsabilidade na tentativa de assassinato. O Padre Konrad Hemjo foi expressamente acusado de informador pela Eminência Citada.
Perante isto não admira a pressão das gentes. Tendo admitido contactos com os serviços secretos do regime anterior, o ex-futuro Arcebispo sentenciou-se. Mesmo que diga que espiar é «uma visão parcial», com este pano de fundo, os Polacos não se contentam com menos do que a resistência franca. E qualquer diálogo surge como traição.
4 Comments:
At 2:26 PM, Anonymous said…
Outro excelente texto.
Parabéns, Caro Paulo.
O Internauta Descerebrado.
At 6:38 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Internauta Descerebrado:
Achei que devia relembrar as declarações referidas do Cardeal Glemp, agora que vejo publicada, sem mais, a defesa que ele fez do concernido.
Abraço.
At 8:36 PM, Anonymous said…
Bom texto. A propósito deste assunto, peço que o meu caro amigo vá até ao site da TSF e oiça uma matéria sobre o vendaval vindo da Polónia.
At 8:48 PM, Paulo Cunha Porto said…
Vou procurar, Caro Capitão-Mor.
Abraço.
Post a Comment
<< Home