Vidas Empedernidas
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No dia em que se vence mais um aniversário de Anne-Louis Girodet-Trioson, dou o seu «Pigmalião», para mim o mais feliz de todos quanto foram pintados, porquanto o ar aparolado desse lendário e Real escultor exprime bem a paixão que o assaltaria, perante a sua obra. Pretexto ainda para demonstrar que este episódio mítico, que deu o nome por que é mais conhecdo o desvio sexual agalmatofilia, era precisamente o seu contrário. Enquanto que a tara denominada também como pigmalionismo assenta no instinto sexual dirigido às estátuas, o pobre protagonista bem andou a esmolar à Afrodite que transformasse a perfeição esculpida numa Mulher de carne e osso, prenunciando o sentido inverso deste prémio, o castigo infligido pela Deusa às infiéis filhas de Propeto, que aos seus cônjuges Cerastas viriam a acarretar os cornos, seja qual for o ponto de vista de que se mire: a transformação em rochedos. Ou seja, qualquer das vias uma rejeição da pedra, contrariamente ao que faz as delícias dos estatófilos.
A História pode ser muito injusta! E não me venham falar do beijo que terá dado vida a Galateia, esse é mera variação das histórias do sapo e do Príncipe. Bom Fim de Semana.
3 Comments:
At 9:39 PM, Anonymous said…
E de tal forma se terão multiplicado as filhas de Propeto que, se não pela descedência pelo menos pelo exemplo, aí continuam a enfeitar os seus caras-metades...
At 12:03 AM, Mariposa Roja said…
Pois é, a as telenovelas não nasceram no Brasil mas na Grécia. Embora nessa altura a imaginação tivesse maior desempenho. A ideia de que quando nasce uma panela nasce uma tampa para ela é uma utopia perigosa porque à custa de ser irreal faz muita gente infeliz. Não há rosto simétrico portanto as duas metades já vêm num só. O problema é que a muito/as falta essa unidade fundamental, ou seja nada têm para a troca.
At 9:26 AM, Paulo Cunha Porto said…
Caro Anónimo:
Mas com a agravante, hoje em dia, de a Afrodite já ter desistido de, petreamente, as imobilizar...
Sábia Barqueira:
Em todo o caso, creio que o principal deste passo mitológico é outra forma de infelicidde prometida: a de só ver a perfeição na criação própria, o que ganha contornos perigosos se transposto para moldagens no quotidiano. Mas quanto às trocas baldrocas, o problema é que onde muitos vêem a imensidão utros constatam o vazio.
Beijinho e abraço.
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