Metamorfoses
.
A mudança na quantidade e na qualidade de informação fornecida pelos Media tradicionais levou os Senhores Dave Sifry da Technocrati e Alexis Helcmanocki do Instituto francês de estdos de opinião IPSOS a opinarem que tão cedo como num prazo de dez anos os blogues se tornarão orgãos de Comunicação Social como os outros. Não creio que isso venha a acontecer. Podem sim, influir no conteúdo dos jornais, rádios e televisões, não só no sentido de exigir maior precisão dos relatos, dado a possibilidade de serem logo contestados, como de um aumento das notícias, face às opiniões. Um domínio creio que está ainda desmesuradamente longe da paridade. Apesar de alguns casos célebres, dos quais o do alegado plágio de Miguel Sousa Tavares será expoente mais recente, a maioria dos pontos da agenda noticiosa é ainda marcada pela Imprensa e comentada pela blogosfera, não o contrário. E penso que assim continuará.
O que pode bem acontecer é que as edições on line de jornais, e audio-visuais emitidos, abrindo-se a comentários, se transformem, paulatinamente, em blogues...
4 Comments:
At 10:21 AM, Anonymous said…
Paulo,
Muito bem observado e, provavelmente, previsto.
André
At 11:08 AM, Paulo Cunha Porto said…
Obrigadíssimo, André. Penso que é o mais provável que aconteça. O grande mistério residirá nas proporções das audiências de páginas institucionais ou pessoais, creio.
Abraço.
At 3:35 PM, Anonymous said…
Não sei o que vai acontecer. Cheira-me que os blogos institucionalões (Abruptos & Cia.) poderão crsitalizar numa linha paralela à da imprensa tradicional: publicidade e propaganda.
Quem não seguir a corrente continua como eu: escrevendo para si o que gosta de ouvir enquanto meia dúzia de transeuntes que passam e seguem adiante.
Mas não sei...
Cumpts.
At 9:05 PM, Paulo Cunha Porto said…
Partilho a incerteza, Caríssimo Bic Laranja. Mas os transeuntes estão longe de ser meia-dúzia: Todos os que cultivam a boa prosa e as imagens irremovíveis da nossa Memória devem passar por lá.
Quanto à publicidade, gritemos contra ela!
Abraço.
Post a Comment
<< Home