Retrato do Trabalho em Évora
.
Um post sobre pináculos, este. Os que se vêem na imagem, edificados, como o do querer blogador, já que o presente é o postal número 4000 que publico aqui na jaula. Se me tivessem dito que aguentaria uma postagem tão fecunda, em número, que não na qualidade, antes dela realizada, ter-me-ia rido da confiaça de quem de tal me julgasse capaz. Mas aí está e não doeu tanto assim. Quis publicar algo que valesse a pena, no caso esta fotografia da autoria do Grande Silva Nogueira, de um pedreiro de Évora nos primórdios dos anos 1940´s. Por grande amabilidade do Meu Amigo Bernardo Trindade foi-me possível fazê-lo, dando ao mesmo tempo notícia de que a foto irá a leilão em Março. Quero dedicá-la a Dois Enormes Bloguistas: Manuel Azinhal, que tem base em Évora e com quem aprendi muito do que sei nesta ocupação. E o Bic Laranja, extraordinário Apreciador de imagens antigas, que tantas evocações notáveis nos tem dado. Estendo a dedicatória a Todos os Meus Leitores Alentejanos e à Dona de uma Certa Pedreira, que suspeito ser entidade patronal de muitos sucessores do fotografado...
10 Comments:
At 10:03 PM, Anonymous said…
gosto da fecundidade, qualidade e habilidade nas palavras (quando não se torna blogorreica) ;) obrigada pela referência. um abraço forte
At 10:13 PM, Paulo Cunha Porto said…
Foi mais do que merecida, Querida Teresa. Estou a ver que o remoque à «blogorreia» era mais sério do que pensava!
Fico transido.
Beijinho.
At 11:06 PM, Anonymous said…
paulo, a incapacidade de acompanhamento é minha. eu é que tenho que resolver o assunto. agora, por exemplo, estou em melgaço a 150 metros de espanha e a rede é muito fraaaaaca. como ando feita caixeira viajante... (ah, 4ª e 5ª estou por aí)é só uma fase. abraço.
At 11:35 PM, Anonymous said…
Parabéns Paulo!
4000? espectacular!
Beijinho
At 11:41 PM, Anonymous said…
Enorme honra me faz, caro amigo, com uma bela dedicatória de elevar aos píncaros. 4000 verbetes é uma obra assinalável; os meus parabéns.
Não despeça já o canteiro...
Um abraço.
At 12:25 AM, Capitão-Mor said…
Parabéns! O seu "postanço" diário é uma coisa verdadeiramente impressionante. Muitas das vezes até fica difícil acompanhar todos os textos com a atenção devida. Mas as fotos das moçoilas nunca me escapam da vista por motivos óbvios! :)
At 10:06 AM, Paulo Cunha Porto said…
Querida Teresa:
Uma verdadeira Andarilha!
Bom, por Melgaço podes aproveitar e relembrar a batalha, há que aproveitar ao máximo.
Querida MFBA:
Já é um volume de conversa respeitável, não há dúvida. Mesmo que o recheio não preste, as proporções exteriores da coisa poderão resgatá-lo.
Meu Caro Bic Laranja:
Senti a necessiade imperiosa de agradecer a Quem tanto e tão bom tem dado. O trabalhador em questão não pode sair, ainda tem de colaborar na edificação do monumento qué se deve erigir emSua honra.
O Amigo Capitão-Mor honra os Seus precursores que operaram maravilhas nos Troicos: vai direito ao que interessa.
Beijinhos e abraços.
At 12:16 PM, MySelf said…
Parabens mais uma vez Paulo, não só pela tua escrita diaria como pelas tuas escolhas. Como também fiel apreciadora de imagens antigas e coleccionadora de postais, gosto muito de passar por aqui á procura da qualidade que nos habituaste.
Um beijinho
At 6:45 PM, Mário Casa Nova Martins said…
Verdadeira Tarefa de Hércules!
Parabéns.
At 7:27 PM, Paulo Cunha Porto said…
Querida Luz Acesa:
E vem esse gosto das imagens de antanho de Quem nos dá como pouquíssimos outras, da actualidade. A visita ao Teu Blogue é um regalopara os olhos e para o espírito!
Meu Caro Mário Martins:
Esperemos não morrer envolvido numa túnica de chamas, como esse mitológico precursor...
Beijinho e abraço.
Post a Comment
<< Home