A Persistência da Memória
.
Consultando o catálogo, deparamos com um pouco de tudo. Fotografias de Eusébio e Amália, antes de serem lontras, várias da Família Real Portuguesa e das visitas ao nosso País de Afonso XIII de Espanha e Isabel II de Inglaterra, imagens antigas de Lisboa,fotografias de Salazar, como esta que me honro de possuir, devidamente encaixilhada, de um António resistente a uma insurreição, trocando impressões com o Capitão David Neto; outra da inauguração da Ponte velha, de Guarda engalanada e nome antigo bem visível, ou o automóvel que os anarquistas tentaram atacar. Para verem a riqueza, há um lote de 110 sobre este Magno Tema. Para quem goste existe também uma, com dedicatória, do Venerando Chefe do Estado, o Pai Tomás.
Como imensas de veículos d´outrora, carros dos primórdios, barcos de porte vário, tal este Berganteene Seal que trouxe o Casal Reinante Inglês do Iate Real ao Terreiro do Paço, aviões da Idade da Pedra deles e até um dirigível.
Não se podendo omitir uma importante secção tauromáquica, um conjunto notabilíssimo - que tive oportunidade de examinar - das Olimpíadas de 1936 em Berlim, sim, essas de Hitler vs. Owens; e actores portugueses em cena, bem como figuras da Nossa Gente, das quais este «Faroleiro», de Mário Pinto, me sensibiliza particularmente. A não perder, Apaixonados da Fotografia!
4 Comments:
At 4:13 PM, Anonymous said…
Fascista da porra!
At 5:07 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Espadachim:
Era bem bom, um brinde desses. Mas não, foi-me oferecida por um Amigo.
Caro Anónimo:
Não, não me lembro de ter visto no catálogo anunciada alguma fotografia de Rolão Preto, ou do Movimento Nacional-Sindicalista. Mas vou alertar os organizadores, pra que em próxima realização destas possa ser servido.
Abraço.
At 7:48 PM, Anonymous said…
Morte ao názi-fascismo, abaixo o branqueamento do fascismo portugês!
At 8:19 PM, Paulo Cunha Porto said…
Apoiado! Mas cuidado, branqueamento, nesse sentido, é uma expressão racista.
Post a Comment
<< Home