Ocupações de África e do Estômago
.
Para que se veja como entre os nossos grandes exploradores oitocentistas era vincado o sentimento anti-britânico e como nem sempre a privação faz aceitar facilmente tudo o que a contrarie, dou-Vos algumas frases de um relato de Serpa Pinto inédito até à sua publicação numa revista «MVNDO PORTUGUÊS», de 1946, referindo-se à sua chegada a uma anglo-saxónica mesa de Pretória, onde chegara após longa expedição:
«Fui para a mesa. Um criado índio, desses coolies que já chegaram até Pretória, colocou diante de mim um prato de espigas de milho, cuidadosamente assadas, e um pires com manteiga. Ao encarar com o milho assado, lancei ao pobre criado um olhar tão feroz, que ele recuou espavorido.
Milho a mim! A mim, que só matava a fome com milho havia um ano! Ah! Que vontade tive de empalar aquele índio, o cozinheiro e o dono da casa! Fiz um gesto tão expressivo e enérgico, que as espigas desapareceram da mesa, levadas pelo veloz criado.
(...) O que eu queria para almoçar? Mas eu queria tudo, queria perdizes com trufas, queria foie-gras, queria gelados, queria vinhos das melhores colheitas da borgonha, queria, queria... nem eu sei o que queria.
O dono do Café Europa julgou que lhe cevia ter caído em casa um desses gastrónomos famosos, que pensam em elevar uma estátua ao célebre Brillat-Savarin(...)
(...)Creio que todos os países da orbe compreenderiam que eu devesse ser gastrónomo ao chegar a Pretória, excepto a Inglaterra, porque essa, infelizmente para ela, nunca compreendeu nem compreenderá Brillat-Savarin.
Felizmente para mim, eu estava numa terra inglesa, mas inglesa de fresco, onde o roast-beef e o plum-pudding não haviam tomado um ascendente notável sobre a cozinha dos países meridionais.
Mr. Turner não me deu um almoço como mo daria o Central, o Silva, ou o Augusto, em Lisboa; o Ledoyen ou o Café Anglais ou o Café Riche, em Paris; mas deu-me coisa muito sofrível; não quero dizer boa, porque começava a ser muito dificil em gastronomia.».
4 Comments:
At 2:03 PM, Je maintiendrai said…
Não me diga que foi uma grelhada dos moleques da fotografia?!
At 6:22 PM, Paulo Cunha Porto said…
Estes também faziam parte da expedição, pelo que deviam, igualmente, estar recheados de milho, Caro Je Maintiendrai.
Creio que a foto ainda não estava na "net" e é diferente das costumeiras.
Abraço.
At 7:42 PM, Anonymous said…
Fish and cheaps.....¿Plato aceptable?
At 1:23 PM, Paulo Cunha Porto said…
Hoje em dia seria um forte risco, Caro Çamorano, desde que o peixe fosse congelado.
Abraço.
Post a Comment
<< Home