A Explicação
O Ministro Amado vai hoje ao Parlamento explicar o que o seu antecessor, o Ministro detestado, dizia ser facto de que não tinha indícios: os voos secretos da CIA entre Açores e a procurada escala turística de Guantanamo. Não se vê muito bem o que possa ser o sumo explicativo, salvo dizer que... o que é secreto é para não ser conhecido. Pena é que um governo português queira estar bem com Deus e com o Diabo e não assuma as suas opções, enveredando por uma retórica contra o tratamento duro dos prisioneiros, mas fornecendo os apoios de base e de logística a ele necessários. Claro que o duplo padrão também tem feito parte da oratória das várias Administrações Americanas, permitindo aos seus agentes o que condena nos «torcinários» dos outros países, ainda que aliados. Mas uma ajuda escondida, com o rabo de fora, dificilmente pode ser considerada justificável, não tem sequer a razão de ser de uma represália. O Governo que se diz nosso sofre, em estado agudo, da síndroma do cachorrinho.
7 Comments:
At 12:22 PM, Anonymous said…
Nem mais!
At 5:34 PM, Anonymous said…
Querido Paulo
Acho que tem toda a razão, mas gostava de fazer uma pergunta, porque não sei mesmo a resposta.
Os Americanos, tendo base nas Lages, têm de nos pedir autorização para serem abastecidos? Têm de nos dizer quem levam dentro dos aviões?
Beijinho.
At 6:18 PM, Paulo Cunha Porto said…
Caro Anónimo, grato pela concordância. O Ministro lá continuou a "bancar o bonzinho", como diriam os nossos Irmãos Brasileiros, garantindo estar disposto a colaborar com meio mundo que investga o caso. A mesma postura de antecessores seus face às pretensões dos USA...
Querida MFBA:
Têm, têm. Abdicámos de muito, mas, no papel, ainda não disso. No Passado a autorização deu jogos diplomáticos célebres, o último dos quais a frustrada intenção de Marcello Caetano chantagear os EUA, durante a Administração Nixon, a propósito do auxílio a Israel.
Beijinhos e Abraços.
At 7:46 PM, Anonymous said…
nem mais maas devo dizer que n sao so esses filhos da puta nao sao os unicos e eu tenho fontes seguras.
At 8:10 PM, Paulo Cunha Porto said…
Ah, Caro Anónimo, aí está coisa que não me admirava.
Ab.
At 11:48 AM, Anonymous said…
Este "dito" país tem destas coisas; e com tedência a piorar!
At 12:29 PM, Paulo Cunha Porto said…
Sim, por muito que olhemos em redor não se vê porto de abrigo contra estas borrascas.
Abraço.
Post a Comment
<< Home