Uma Mulher de Sonho
.
Não pretendo cair na trivialidade de Vos falar da Bo. Acontece que sonhei, duas noites atrás, com esta cara, que não identifiquei logo. E, compreensivelmente, foi dos raros sonhos que sobrevivem ao duche. Tanta volta dei ao miolo, que descobri. Era Joan Bennett, a inesquecível intérprete de quatro grandes filmes de Lang, o realizador que eu me veria obrigado a pôr sobre todos, nas sempre falaciosas votações do género.
E a curiosidade vai ao ponto de, no meu preferido dessa tríade, a acção assentar no lastro de dívida que o onirismo desprende: em «THE WOMAN IN THE WINDOW» temos uma não demasiadamente decidida acção, algures entre o sonho e a vida elevando ao mais alto grau a presença feminina numa montra, em época onde, desta gama, só se pensa nas baixarias de Amsterdam. E isto apesar de "window", em língua inglesa, poder dar-nos "montra", tanto como "janela", cuja ocupação por Mulher é dos temas mais recorrentes da pintura ocidental. Mas adiante.
Outro extraordinário filme dela, também com Robinson, é «SCARLET STREET», a única personagem feminina tiranizante de um intelectual que se pode comparar à Mildred de «SERVIDÃO HUMANA». E há um terceiro, sem esquecer «MAN HUNT» julgo que contracenando com Robert Ryan, explicado por psicologismos tão hábeis que relegam para segundo plano o próprio cinema. Uma grande Beldade e, nos melhores momentos, mais do que credível Actriz.
5 Comments:
At 9:03 PM, Anonymous said…
Miss (o Madame) Pearl será indulgente a la hora de valorar la edad de la señora de la fotografía? Si fuera española o hispanoamericana sería una "mumia" ?
At 9:27 PM, Paulo Cunha Porto said…
Caro Amigo de Espanha:
Não creio que a Miss Pearls seja norteada por qualquer sentimento contra os Países de expressão espanhola. Penso que a reacção «anti-múmia» se deverá antes a privilegiar, femininamente, a Crista da Onda, contrariamente a amadores de películas bafientas... como eu.
Abraço e... façam as pazes.
At 11:06 AM, João Villalobos said…
Belos olhos, mas feia que se farta!
At 6:37 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro João:
Não acho nada; e até doeu que na opinião de Alguém que tanto prezo e respeito o seja.
At 8:09 PM, João Villalobos said…
Pronto, pronto. Nunca mais questiono os padrões alheios da beleza feminina...:)
Post a Comment
<< Home