Um Novo Jacobinismo?
O Governo que temos quando identifica um problema e resolve agir, que não nomear comissões de estudo, centraliza. O endividamento das autarquias é um problema real. Mas o combate que se lhe deve mover não deverá passar por vedar o acesso ao crédito de muitas delas, pois impedirá que muitos projectos importantes para as populações vão por diante. Deveria antes recair na penalização das que se mostrassem más pagadoras. Além de que, se é facto que entre as mais endividadas se contam grandes cidades, também são estas que possuem maiores meios patrimoniais e fiscais para recuperar, o que pode traduzir-se em mais uma machadada nas povoações e populações do interior. Como ainda alterar regras do jogo, a meio dele, não deveria ser feito de forma abrupta, mas gradual. E embora não seja contra a nomeação de auditores externos às contas autárquicas, o que poderia conter muitos abusos, a escolha deles deveria ser determinada por um organismo independente do governo, ou ficará este dotado de mais um meio de pressão poderoso sobre o Poder Local que queira dominar. Compreendo portanto a aflição doos Presidentes de Câmaras que desenterraram o machado de guerra contra o Executivo. Se se confirmarem as previsões mais pessimistas, veremos reiterada a noção de que os governantes socialistas são viciados em centralização
4 Comments:
At 3:41 PM, JSM said…
Caro Paulo Cunha Porto
Andamos sempre às voltas com isto e não há solução. Onde entram Governo, partidos sem base local, rivalidades entre fregueses e concelhos, tudo isto sem Rei...o que é que se pode fazer!!!
Como bem sabe, as regiões autónomas são a minha dama para resolver o imbróglio. Se até o Jardim da Madeira já admite a necessidade da monarquia! Não vejo outro caminho para acabar com a despeza...inútil.
Um abraço.
At 6:48 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro SA:
Sem falar na retirada dosServiços públicos das zonas do Interio, de fazer inveja aos desejos palestinianos relativos aos colonatos israelitas...
Meu Caro JSM:
Nem Rei nem roque. Mas será que este socrático desgoverno agiria da mesma forma se o PS ainda fosse o primeiro partido autárquico? Como sabe, votei "Sim" na regionalização.
Mas temo que, com gente desta, fosse mais uma guerra, declarada às autonomias adversas.
Abraços a Ambos.
At 9:52 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Visconde:
É uma grande honra que me fazem. Vou tentar alinhavar qualquer coisa que não despristigie «O Condado».
Abraço muito grato.
At 9:53 PM, Paulo Cunha Porto said…
desprestigie, perdão.
Post a Comment
<< Home