O Nome
Nunca tinha, julgo, ouvido falar no Conselheiro Pinto Monteiro. Toda a gente, partidos e até o próprio substituído, louvam a sua escolha para Procurador-Geral da República, o que se espera que queira dizer capacidade e imparcialidade, não acomodar-se à inércia que agrade aos poderosos. O facto de ter experiência na função do Ministério Público pode aplainar um dos maiores óbices que via na nomeação de um Juiz, a desconfiança entre as duas magistraturas. Mas uma coisa é certa: a opção por este caminho vem atestar o poder do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que defendeu televisionadamente, com unhas e dentes, a nomeação de um Juiz do STJ. Quem é emitido pelo audiovisual é rei! Mesmo que numa terra de cegos...
5 Comments:
At 3:09 PM, Anonymous said…
Ouvi há dias, um desassombrado Juíz Desembargador, dizer que a principal função do Ministério Público devia ser a de Advogado do Povo. Não sei se é essa a opinião do influente MRS, nem se o recém nomeado irá por essa via. Se for, parabéns aos dois. Eu conto: há cinco meses, estava eu a fotografar a exploração de um areeiro ilegal, num Parque Natural, junto a uma estrada municipal, por um Presidente de uma Junta de Freguesia, quando este se aproxima de mim, me saca a máquina e a destrói, acto contínuo, atirando-a contra o chão. A queixa, feita na GNR, jaz no Ministério Público. Nem a acrescida responsabilidade transgressor dinamiza o processo. A última informação é que é das mais recentes e terá que continuar a esperar. Nestes termos, nem como dissuasor o MP funciona. O que não pode acontecer.
As minhas desculpas por este exercício do direito de cidadania neste seu espaço.
Abraços,
Zé
At 4:38 PM, Anonymous said…
MRS mexe-se bem nos corredores(avenidas)dos conhecimentos; mas acha mesmo que é uma demonstração do poder dele? Pensava que o Presidente não lhe ligava muito!
Beijinho Paulo.
At 6:42 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Zé:
Exerça, exerça, o misantropo tem uma vocação provedorística escondida. Penso que o problema reside na sobrecarga, mas não só. Sempre houve uma grande cautela, só aligeirada durante o mandato do Procurador cessante, em não acusar poderosos sem uma exigência exageradíssima em matéria de prova. Penso que terá sido vítima dessa orientação a reinstalar-se...
Mas, Querida MFBA, o Presidente nomeia sob proposta do Governo. E quer o partido momentaneamente no poleiro, quer o que faz de oposição oficial, podendo, não hostilizam as recomendações do actual ditador da TV.
Beijinhos e abraço.
At 11:37 PM, Anonymous said…
Mais manobras aventaleiras, Caríssimo, já que o novo PGR é do Grande Oriente Lusitano... Embora o negue.
Não faz mal, é tudo à «Glória do Grande Arquitecto do Universo»...
Um grande abraço.
At 7:54 AM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Carlos Portugal:
Ainda há quem negue a filiação nessa huuuum congregação de cumplicidades? Menos mal, pensava o descaro de tal forma instituído que até fosse incluída no currículo. Mas, assim sendo, estão protegidos por seguro contra indiciações todos os demais pedreiros, suponho.
Abraço.
Post a Comment
<< Home