A Difamação e as Massas
.
Em matéria de detractores do corpo feminino cumpre aqui lembrar a famosa fraude do fotógrafo Joseph Jasgur, num album «THE BIRTH OF MARILYN: THE LOST PHOTOGRAPHS OF NORMAN JEAN BY J. J.», onde defendia que a Norma Jean Baker, de 20 anos, que ele fotografara com cinco dias de intervalo numa praia da Califórnia tinha seis dedos em cada pé, um pouco como a lenda dizia das mãos da nossa Padeira de Aljubarrota. O problema é que todos os registos anteriores da Rapariga a dão com cinco extremidades e as próprias fotografias da segunda sessão a mostram como tal. No entanto, o boato pegou e, ao longo de décadas, se garantiu a pés juntos em discussões acaloradas que a Actriz tinha sido intervencionada para lhe retirarem o que estava a mais. A explicação aventada para a sensação incutida pela solitária imagem que se reproduz é que não me convence: dizem ser um efeito da areia sobre o pé da retratada. Penso que seria muito mais provável uma maquinação de ambos, em que o falso dedo tivesse sido desenhado, permitindo ao autor da tomada um furo sobre o que pressentia ser uma estrela em potência e à Moça ganhar uns cobres, no imediato. Mas pode haver outras opiniões.
Em matéria de detractores do corpo feminino cumpre aqui lembrar a famosa fraude do fotógrafo Joseph Jasgur, num album «THE BIRTH OF MARILYN: THE LOST PHOTOGRAPHS OF NORMAN JEAN BY J. J.», onde defendia que a Norma Jean Baker, de 20 anos, que ele fotografara com cinco dias de intervalo numa praia da Califórnia tinha seis dedos em cada pé, um pouco como a lenda dizia das mãos da nossa Padeira de Aljubarrota. O problema é que todos os registos anteriores da Rapariga a dão com cinco extremidades e as próprias fotografias da segunda sessão a mostram como tal. No entanto, o boato pegou e, ao longo de décadas, se garantiu a pés juntos em discussões acaloradas que a Actriz tinha sido intervencionada para lhe retirarem o que estava a mais. A explicação aventada para a sensação incutida pela solitária imagem que se reproduz é que não me convence: dizem ser um efeito da areia sobre o pé da retratada. Penso que seria muito mais provável uma maquinação de ambos, em que o falso dedo tivesse sido desenhado, permitindo ao autor da tomada um furo sobre o que pressentia ser uma estrela em potência e à Moça ganhar uns cobres, no imediato. Mas pode haver outras opiniões.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home