Os Olhos dos Outros
Nunca deixarei de me extasiar com a arte que Mário Di Biasi revelava em sublinhar aspectos relevantes das figuras centrais das suas fotografias, através dos olhos dos circunstantes.
.
.
Assim, esta magnífica imortalização de Bardot não é, decerto, aquela pela qual mais a desfrutamos. Mas que outro cenário dará melhor ideia do que ela era do que a postura dos ávidos reporters, à volta?
.
Já a segunda é a que prefiro, das da famosa série sobre «Leituras no Quotidiano». Vê-la não dispensa conhecer as outras, mas encontro nesta uma muito especial possibilidade de... leitura: O homem absorto no seu volume, num ambiente hierático, desligado do mundo, que nos faz hesitar entre a luz que o toca mas não o banha em cheio e a observação das enfermeiras, de passagem, que ameaça relegá-lo para a clientela de um qualquer hospício. Fosse eu a titular e botaria «Entre a iluminação e a alienação». Mas não será assim com qualquer livro que se leve a sério?
4 Comments:
At 11:35 PM, António Viriato said…
Essa suposta opção é puro exercício de requintada malvadez : ter de escolher entre uma Bardot deslumbrante, em qualquer pose que assumisse, e um livro, ainda que muito empolgante, receio bem que a cultura perdesse sempre...
At 8:40 AM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro António Viriato:
Hihihihihihihi! Tentemos harmonizar os pólos desta dualidade - pode ser que o protagonista da segunda fotografia esteja a ler... uma biografia de Bardot. Mas claro que «a Coisa em Si» açambarca a atenção de forma diversa do que a sua reprodução mediatizada, ainda que seja intangível, enquanto que no livro pode ser tocada... pelas
fotografias.
Há uma diferença, sem dúvida.
Abraço.
At 1:01 PM, Anonymous said…
Quase podemos vê-los a verem-nos a verem-na: ver os olhos de B. a ver os dos outros fotógrafos a verem B.B. par terre.
E a nós, distantes voyeurs, Quem nos observa?
O mesmo quanto à outra imagem (coeteris paribus). Mas mais: para lá do arco, a colunata, os talvez turistas. Aquém, certamente enfermeiras, de alvas batas, mas não será o leitor o rapaz do talho que consulta a lista dos fregueses a quem falta fazer a entrega?
O Internauta Descerebrado
At 6:36 PM, Paulo Cunha Porto said…
Oh Meu Caro Internauta Descerebrado?
Uma lista tão bem encadernada e um rapaz de entregas que preferisse olhar para o trabalho que tinha pela frente, de preferência a fazê-lo para as pernas das beldades em trânsito? Não é credível.
No mais, muito inspiradas palavras.
Post a Comment
<< Home