O Lugar do Morto
.
As representações tradicionais da temática da «Morte e da Donzela» tinham, a um tempo, a ambição de figurar a imprecisa e impressiva relação entre Eros e Tanatos, pela inoculação da ideia de que o Medo, funcionando como estímulo do amor, fornece ocasião de aproveitamento à Morte, bem como, subsidiariamente, a noção de que são efémeros a beleza e os afectos.
Mas, por norma, a iniciativa ou ameaça era papel conferido à Lúgubre Ceifeira, em face do desprotegido e atraente corpo da sua vítima. O que mais me seduz nesta pintura é a condução estar atribuída à jovem, ficando para o negro vulto algo entre a passividade e o acolhimento. Um caso de emancipação feminina?
Seja como for, o maior burlado é, como já era, o Homem. Só a identidade do burlão varia.«A Morte e a Donzela», de Egon Schiele, que faria hoje anos.
5 Comments:
At 9:18 PM, Anonymous said…
Schiele é um cultor da exteriorização de sentimentos, o seu traço poderoso que rasa a provocão, detecta-se nos nus femininos e masculinos, dramatica/eróticamente expressivos: A (belíssima) análise desta pintura provocou-me a lembrança de uma outra obra: «The Embrace». A meu ver, claro.
Boa noiti.
At 9:22 AM, Paulo Cunha Porto said…
Obrigadíssimo. Também me parece que há muitos pontos de contacto com esse apaixonado beijo das figuras enlaçadas, desde logo na característica envolvência delas, sendo a variação maior, para além de um dos sujeitos, claro, a da dinâmica da acção que a horizontalidade mais pronunciada nos transmite. E sim, essa muito peculiar força dos nus que pintou, em termos de provocação, manifesta-se até, com um apelo diverso mas carga equivalente, no seu auto-retrato desnudado, que ainda conto publicar aqui.
Espero que a noite de Santo António haja sido excelente e que o dia seja outro tanto.
At 10:34 AM, Anonymous said…
Esta conversa dava uma taça cheia de cerejas:)De repente pensei em Klimt e o seu "The Kiss". Considerado também um expoente da 1ª vanguarda expressionista austríaca.
Obrigada, a noite foi calma, em casa, o dia será para dizer adeus à feira do livro.
um bom diia.
At 12:48 PM, Paulo Cunha Porto said…
Também me ocorreu, até pela influência que um teve sobre o outro.
Boas compras.
At 3:09 PM, Anonymous said…
Acabei por não ir à Feira.
"Comprei" um blog!:))
Post a Comment
<< Home