Derrotas
«Relatividade», de Escher.
.
.
Chegam notícias de que investigadores do ramo se encontram bem encaminhados para encontrar a redução matemática de uma teorização que ultapassa a relatividade einsteiniana. Fora da matemática, na integralidade da vida, há muito que tinha sido levada de vencida. Se a célebre explicação aos leigos do seu Autor tinha feito sucesso no seu tempo, já fora infirmada para os mais perfeitos dos habitantes da Terra. Com efeito, Einstein tinha-a definido: «quando estou a namoriscar uma rapariga jeitosa uma hora parece um minuto. Quando estou sentado sobre um braseiro um minuto parece uma hora. Isso é a relatividade». Mas Brien Greene contrapôs: «Não importa como Você tente explicar ao seu gato a relatividade geral, você falhará». Tudo somado, é a própria irredutibilidade do homem que, diminuída, o torna inferior em dignidade ao supra-sumo da perfeição...
4 Comments:
At 12:12 AM, Jansenista said…
Bela gravura de Escher!
At 12:45 AM, Sandokan said…
Grande postal, muitos parabéns! E obrigado por ter trazido a "Relatividade". Escher é um grande ilusionista! Um abraço,
AVC
At 8:57 AM, Paulo Cunha Porto said…
Olha, o Amigo Jansenista! E eu a pensá-Lo sobrecarregadíssimo, sem tempo para estas distracções. Bem-Vindo seja! O nosso Artista sabia-a toda. Esta é uma obra em que estou continuadamente a descobrir coisas novas.
Meu Caro Sandokan:
É notável. E num tema que era fácil de tratar bem de outra maneira, já que talvez esta não fosse a que ocorresse de forma mnais imediata. Sei que anda muito ocupado, porém já falei com a Outra Via, para combinarmos uma patuscada, um dia destes.
Abraços a Ambos.
At 6:27 PM, Paulo Cunha Porto said…
E, Mariana, também as escadarias invertidas, no reverso das outras...
Até logo.
Post a Comment
<< Home