O Complexo da Solidão
Pouca gente foi enganada sobre a génese do Partido Ecologista Os Verdes e sua instrumentalização pelo PCP. Sabe-se como, desde sempre, a estratégia da Direcção Comunista sonhava com o frentismo e se contentava com a tarefa impossível de declarar o seu amor, quero dizer, a sua disponibilidade, no tocante a aliar-se ao PS. Com esse fim era viciosa e viciada retórica a «luta contra a Reacção», para que se tentava aliciar o PS, ameaçando-o com o espectro da traição à sua pretensa base eleitoral, caso não alinhasse com «os Comunistas e outros democratas». Esta última categoria significava "satélites que adoçassem a pastilha" e foi, primeiramente, ensaiada com uns restos do Passado, o MDP/CDE. Para tentar a gente nova, porém, era preciso outra receita. E a ecologia, passe a imagem demasiado coincidente, estava mesmo à mão de semear. Por isso se aguarda com expectativa o conjunto de revelações das memórias políticas de Zita Seabra, que, a crer no que o «CORREIO DA MANHû revela, pormenorizarão o papel que a Autora e José Casanova desempenharam na criação da artificial força política. Pelo que se anuncia, parece mais do que justificada a velha piada das melancias - "verdes por fora, vermelhos por dentro".
O grande azar foi o PS conseguir ser governo sem a achega parlamentar à sua Esquerda....
4 Comments:
At 4:54 PM, JSM said…
Regime inferior é aquele em que subsistem, por longos anos, "partidos" cujas propostas nunca foram sufragadas por ninguém! E ainda assim foram ou podem vir a ser "aprovadas"...por ninguém!!!
Longa vida para estes regimes é o que eu desejo...se possível, de culatra à rectaguarda.
Aguardo com expectativa o que irá dizer Zita Seabra sobre o assunto, e espero, em seguida, por uma questão de pudor, que nos proponha uma experiência educativa, a cumprir junto aos cromagnons que ainda se passeiam impunes neste jardim à beira-mar...!
Um abraço.
At 5:30 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro JSM:
Tudo efeito das perversões que o absoluto império das listas partidárias implica. Mesmo dentro deste regime - que como sabe não é o meu - penso que muito se poderia e deveria fazer, no sentido de minorar essa horrenda tirania. Que se agrava quando, como é regra em disputa política por cá, não há "fairplay".
Abraço.
At 10:32 AM, Anonymous said…
Por alguma razão o PEV ficou conhecido como o "partido melancia"...
At 10:51 AM, Paulo Cunha Porto said…
É, Caro TSantos, a designação já vinha de antes, dos movimentos ecologistas que se opunham à instalação dos mísseis "Cruise" e "Pershing 2" na Europa, mas neste caso havia razões acrescidíssimas.
Abraço.
Post a Comment
<< Home