Ontem e Hoje
A 27 de Maio de 1913, na sequência de uma revolta de republicanos contra os Democráticos de Afonso Costa instalados no poder, o Ligório, ou Racha-Sindicalistas, conforme era conhecido de um e outro lado do espectro político, decidiu que todos os seus adversários deveriam pagar o pato. Vai daí, é enviada pelos seus cúmplices, os Irmãos Rodrigues - Daniel, Governador Civil & Rodrigo, Ministro do Interior -, a tristemente célebre Formiga Branca contra os jornais adeptos da "República Musculada", «O INTRANSIGENTE» de Machado Santos, do socialismo, «O SOCIALISTA» e «O SINDICALISTA» e da Monarquia, «A NAÇÃO» e «O DIA».
.
.
Foram aliás os Monárquicos os escolhidos para bodes expiatórios da rebelião. Contra eles «O MUNDO» costista desencadeou campanha infame. E quando o bando de cadastrados comuns, muitos deles portadores de salvo-condutos do Governo Civil, assaltaram as redacções referidas, terão nos machadistas encontrado a resistência de milícia rival, o embrião da que viria a ser a Formiga Negra. E os meios sindicalistas, sem organização, assemelhavam-se bem a formigas vermelhas.
Só os Paladinos do Rei escapavam ao formigueiro. Daí que Joshua Benoliel tenha podido fixar em película o estado em que foi deixada «A Nação».
Transpondo para hoje, é descrição de grande actualidade. Mas não me refiro a um orgão da Imprensa!
6 Comments:
At 2:08 PM, Anonymous said…
Caríssimo Misantropo:
Parece-me, infelizmente, que esta gentinha de hoje quer retomar os tiques da Primeira República. Isto lembra-me inescapavelmente o «assalto» ao 24 Horas, sob a capa de uma mais do que duvidosa legalidade. Como se fosse um aviso aos outros matutinos e semanários (independentemente da qualidade ou não do dito periódico).
E afinal, quem estará por detrás do bigode caricato do Procurador-Geral? A Formiga Branca ou a Negra?
Um Abraço.
At 3:51 PM, Flávio Santos said…
A criatura Costa é talvez o personagem mais hediondo da nossa história.
At 6:19 PM, Anonymous said…
Uma das mais hediondas, sem dúvida (suponho que o Caro FSantos se está a referir à coisa com barba de três dias que se faz passar por ministro da Justiça). E ainda por cima cadastrado...
At 6:33 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Carlos Portugal:
Apesar de a linha editorial do 24 Horas não me encher, realmente, as medidas, sou, evidentemente contra qualquer tentativa de intimidação, para mais inútil como esta, que parece ter sido feita somente para dar espectáculo.
Meu Caro FSantos:
Penso, na verdade, que ele leva a palma a todos nessa competição. E se teve concorrência!
Meu Caro Carlos Portugal:
sem querer antecipar-me à resposta do Nosso Amigo, esse é sem dúvida repugnante, mas, apesar de tudo, muito mais inofensivo do que a sinistra figura de que o "post" fala.
Abraços aos Dois.
At 7:56 PM, Anonymous said…
Ah, o FSantos estava-se a referir a esse aventaleiro republicano... Plenamente de acordo consigo e com o Caro Misantropo! Ignorância minha!
Um abraço.
At 8:29 PM, Paulo Cunha Porto said…
Um deve ser exemplo para o outro, Caro Carlos Portugal. Felizmente há menos agressividade, embora sejam medíocres a dominar.
Abraço.
Post a Comment
<< Home