Actualidade Para um Mito
.
Eram os Centauros, como bons filhos das nuvens que o eram maioritariamente, tidos pelos Gregos como simbolizando a zona obscura que envolve o Homem, fosse nociva, como em Nesso, ou favorável, ao jeito de Quiron . Dou-Vos esta gravura do famosíssimo Victor Adam, retirada de um volume raro, representando a luta enfre a amazona Mirina e o centauriano Atrópio. Que fazer do mito nos nossos dias? Proponho uma solução com a evidência de alguma literalidade, assim poupando o embaraço de recorrer às psicologias: "É na Mulher que reside a tábua de salvação que permite escapar da tirania do que não dominamos".
4 Comments:
At 10:09 PM, Je maintiendrai said…
As coisas de que V. se lembra!
At 10:39 PM, Paulo Cunha Porto said…
Oh Meu Caro JM:
Não me diga que vai descobrir nódoas nesta, hihihihi! Mas, para além da evidência, achei que pôr na "net" esta gravura, que ainda lá não parava, seria útil.
Abraço.
At 11:28 PM, Je maintiendrai said…
E bem.
Mas que talvez precise de uma lavagem por mão esperta parece certo. Fala-lhe um amante preocupado e obessivo dessa expressão superior da nobre arte da gravura que é o MAPA!
At 8:27 AM, Paulo Cunha Porto said…
Caríssimo Je Maintiendrai:
É, o papel está velhinho, mas a série de gravuras justificaria, sem dúvida um banho regenerador. só que, aqui entre nós, tenho uma quantidade de candidatas prioritárias a banhistas, entre as quais duas cartas, na verdade.
Abraço.
Post a Comment
<< Home