A Falar É Que a Gente Se Entende
Dia cheio, ontem. Almoço em Belém, com um grande Bloguista. À tarde, presença num debate entre Várias Figuras Blogosféricas, com um Cliente Habitual no elenco e Uma Protagonista de Culto na direcção. Ao contrário do veredicto impiedoso de Outro Amigo, achei interesse no que se discutiu.
O ponto culminante versou a abertura, ou não, das caixas de comentários. Houve quem defendesse o seu fecho, dizendo «em minha casa só entra quem eu quero». O argumento deve ser escalpelizado. Tenho por absolutamente inalienável o direito de cada qual escancarar ou cerrar as portas que queira, embora a minha radical concepção do bloguismo implique que todos possam botar faladura sobre o que leiam. Não creio que o paralelo da particularidade da residência colha, na medida em que editar, seja em livro, ou na net, é aceitar submeter-se ao escrutínio público, ao contrário de uma festinha privada, que funciona por convites. Se a blogosfera dá a vantagem de permitir a actualidade plena da transmissão das impressões, parece-me implicar, como contrapartida, uma similar imediaçao da expressão dos juízos, que só é cabalmente conseguida, espacial e temporalmente, com a permissão de o Leitor se pronunciar in loco.
Tudo dependerá do conceito que se faça de um blogue. De quem o tenha por um livro facilitado, caso em que a crítica deverá ser remetida para outros espaços, ou por um espírito de tertúlia, o que obriga, não só a facultar a intervenção alheia, como a acompanhá-la de respostas que desenvolvam o debate.
Simplesmente, tudo depende do gosto pessoal. Abrir a todos, só a bloggers, ou a ninguém, é, um pouco, e não tão mal comparado como isso, parecido com as preferências de outros campos da Vida. Também há quem se cinja às práticas solitárias, quem interaja com um ou alguns eleitos e quem participe em orgiásticos eventos grupais. Gostos não se discutem. Desde que não procure prejudicar, ou incomodar os outros, o que nem sempre acontece, sobretudo quando se tenta estatuir sobre estes assuntos.
Disse.
4 Comments:
At 1:12 AM, �ltimo reduto said…
"Almoço em Belém, com um grande Bloguista"
Este Homem faz-se...! :)
At 9:46 AM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Pedro:
Um dos próximos, para que estás convidado, há-de ser na Catedral. A da Luz, claro.
Abraço apertado.
At 11:13 AM, M Isabel G said…
Obrigada pelas suas palavras , caro Paulo. E por ter ido.
Com estima,
Isabel
At 12:15 PM, Paulo Cunha Porto said…
Querida Isabel:
Não só fui, como gostei muito. E a Sua condução do evento foi deliciosa.
Beijinho.
Post a Comment
<< Home