Uma Improbabilidade Estatística
É o que se pode considerar a minha concordância, ou antes, entusiasmo, com uma proposta do Bloco de Esquerda e um seguidismo histérico pelo PS socrático. Falo da paridade de candidatos do Sexo Feminino e do masculino nas listas a apresentar pelos partidos à Assembleia da República. Se as Mulheres não se importam com tal menorização, quem sou eu para importar-me? Poderia opor-me, pelo facto de me parecer malévolo e humilhante enviar à força Membros do Belo Sexo para local onde tanta baixeza se pratica. Mas enfim, como este à força é dirigido aos partidos e não a Elas... só para lá irão chafurdar as que gostarem, supõe-se.
Atenção! Onde os bloqueiros são reformistas, eu sou revolucionário! Não basta um terço! Quero dois! Não chega meter à pressão Mulheres no Parlamento! É PRECISO QUE ELAS SEJAM GIRAS! Nada de contemporizações com paninhos quentes burgueses! TEMOS DE SER RADICAIS!
Quem subscreva este combate pode usar à vontade a caixa de comentários. Pode ser a base de uma petição on line, antes de empreendermos formas de luta mais duras.
11 Comments:
At 12:36 PM, Jansenista said…
Hum, hum, noto algumas tonalidades de chauvinismo androcêntrico nas observações de Vossemecê, mas como se trata de enviar señoritas para as Cortes, acho que basta enviar-se algumas alternadeiras, habituadas que estão a conversa mercenária. Quanto a serem bonitas, só faria disso requisito se se obrigasse toda aquela remonta das Cortes a permanecer em silêncio, sem relinchos nem estampidos das ferraduras - por forma a fazermos das Cortes (cá vou eu outa vez) um mostruário das perfeições pecuárias cá do burgo...
At 2:46 PM, L. Rodrigues said…
Resta saber que tipo de mulheres são atraídas pela causa pública. Há aquelas para quem a igualdade significa serem tão machas como qualquer homem.
E há outras que verão nisto a oportunidade de dar outra qualidade, feminina, à vida política.
As primeiras dispensam-se. As segundas, só experimentando.
At 7:05 PM, Paulo Cunha Porto said…
Safa, Caro Jansenista, sei que é difícil acreditar no aperfeiçoamento humano. Que é árduo admitir a melhoria parlamentar. Que é sobre-humano crer que quase trezentas Mulheres bonitas se disponham a ir para aquela espelunca. mas, que Diabo, atiro uma côdea de Esperança e ainda levo com o «chauvinismo» em cima? Ainda se fosse "marialvismo", apesar de não ser esse o critério informador e enformador, ainda percebia. Agora assim...
Caro L. Rodrigues: é o que se pede. é o que se pede, deixem-nos experimentar. Pior do que está, não creio possível...
Abraços a Ambos.
At 7:44 PM, Anonymous said…
Teresa Caeiro....
At 7:44 PM, Anonymous said…
As Cortes = Espanholada....?
At 7:57 PM, Paulo Cunha Porto said…
Caro Amigo de Espanha:
Nem tanto, «Cortes» era a designação das duas Câmaras parlamentares durante o regime monárquico constitucional liberal e, muito mais importante, o orgão verdadeiramente representativo (não partidário) que reunia quando convocado pelos Reis de Portugal, desde a fundação. O Amigo Jansenista usou-o, decerto por deferência para com os afectos deste Vosso amigo comum.
Claro que há algumas Mulheres na política. O que está na mesa é o decreto, a partir da lei, do número delas. Daí o meu desafio.
Grande abraço!
At 8:16 PM, Anonymous said…
Amigo Paulo: ¿Es cierto que Mario Soares dijo una vez "embaraçada" por "gravida"...?
At 11:36 PM, Paulo Cunha Porto said…
Caro Amigo, gosto de pensar que dali pode vir qualquer disparate, porém ignoro-o. O que sei é que, brincando com a lusa mania de que conseguimos falar castelhano com umas mudanças de entoação do Português, se conta, de um conferencista que foi a Espanha, no fim do Séc. XIX e de vários depois desse, que, desejando desculpar-se pela demora em iniciar a alocução, teria dito:
«Estoy mui embarahado con este atraso...»
«Com este atraso», imagine bem a gargalhada.
Abraço.
At 11:25 AM, Paulo Cunha Porto said…
Ora bem!
At 3:04 PM, Anonymous said…
Palpita-me que esta estória do "embarazado"
(ou embarahado?) é mais uma daquelas anedotas que ganharam protagonistas "a posteriori"...Já ouvi várias versões, sempre com pessoas diferentes...Mas confesso que a ideia de isso se poder ter passado com o nosso "Pater Patriae" tem uma certa piada...
At 10:08 PM, Paulo Cunha Porto said…
Tinha o dobro da piada!
Ab.
Post a Comment
<< Home