Primarismos
Ontem foi dia de Primárias em vários Estados norte-americanos no que toca às eleições governamentais e para o Congresso que se disputarão em Novembro. Entre tanto despique, três notas que poderão interessar mais os estrangeiros:
1- Não haverá um Lieberman à Direita. O Senador Lincoln Chaffee, de Rhode Island, o único Republicano das duas câmaras do Congresso que disse não ter votado em George W. Bush para a reeleição, conseguiu resistir ao ataque intra-muros de um mayor populista e muito mais conservador. Curioso é que, depois de tanta turra com a Administração, o Presidente e a Direcção Nacional do GOP o tenham apoiado expressamente. Não se deve imputá-lo à capacidade de perdoar: é que, no estado em que as coisas andam, até um Chaffee, para eles, vale mais do que um Democrata.
2- No Minnesota(!) um candidato afro-americano, Ellison, ganhou aos seus colegas de partido numa circunscrição claramente Democrata, pelo que ameaça ser o primeiro muçulmano no Congresso. Muito criticado por ligações pretéritas ao violento Nation of Islam de Farrakhan, apresenta-se hoje como um islâmico mainstream, defendendo, no entanto, uma plataforma radical pró-aborto e pró-direitos dos homossexuais, que vem demonstrar como no Islão não é assim tão consensual a oposição a ambos.
3- No Vermont o candidato Independente e Socialista Sanders ganhou a nomeação Democrata que diz não querer e na qual foi metido à própria revelia. É o favorito para ganhar em Novembro, mas parece que esta distinção forçada não o fará zangar-se demasiado - já anunciou que votará Democrata para as lideranças nos comitês do Senado.
Estados em que as posições extremas marcaram pontos.
1 Comments:
At 6:11 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Espadachim:
É uma possibilidade sempre aventada, porém não sei se ele não terá herdado do Pai, para além do cargo que ocupa, a hostilidade dos Republicanos Históricos da Nova Inglaterra ao Partido Democrático, visto como o braço político dos esclavagistas...
Post a Comment
<< Home