O Véu Pintado
Com as Maravilhas do laser ter-se-á descoberto que a «Mona Lisa» estava grávida, o que explicaria o sorrriso enigmático e as mãos sobre o ventre, para além da pose. Tudo porque usaria um véu próprio das italianas que à época estavam de esperanças, ou das recém parturientes. A diáfana gaze terá desaparecido sob camadas de verniz adicionadas, o que até pode servir de actualíssimo símbolo dos ataques que o correr dos tempos tem testemunhado contra a Maternidade. Mas a investigação mostrou mais: que Leonardo mudou o penteado com que originariamente pintara a Dama, fazendo-lhe tombar o cabelo pelos ombros, à maneira exclusiva das mulheres de má nota da Renascença Italiana. O que pode suscitar dúvidas sobre o carácter acintoso do labor do Génio. Saberia ele algo não-oficial sobre a paternidade da criança esperada? Teríamos então uma mais aliciante explicação para o sorriso estranho do Modelo. Ou, pelo contrário, teria a Esposa do Banqueiro repudiado alguma investida do Pintor e o sorriso seria o do triunfo da fidelidade conjugal que o rebento testemunharia, funcionando a alteração da cabeleira como uma vingança?
A Moral da história é úma só: cada um pode ver num quadro o que queira, não havendo texto autêntico do Autor sobre as intenções. E nem é preciso elaborar ficções que vendam...
A Moral da história é úma só: cada um pode ver num quadro o que queira, não havendo texto autêntico do Autor sobre as intenções. E nem é preciso elaborar ficções que vendam...
2 Comments:
At 6:45 PM, Paulo Cunha Porto said…
"Dura fama sed fama", Caro Espadachim.
Ab.
At 8:37 PM, Paulo Cunha Porto said…
Olhe que...
Mas esta, apesar de tudo tem alguma lógica. Levanta é mais problemas do que soluciona. Por que raio lhe mudaram o feitio da gaforina?
Ab.
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