O Culto e o Cine
Há injustiças de que não nos arrependemos, e que não renegamos.
Gloria Swanson teve grande carreira no mudo, com duas nomeações para os Oscars e vida íntima suficientemente publicitada pelo exemplo que Joseph Kennedy o futuro derrotista embaixador dos EUA em Londres, deu aos filhos, conseguindo que aquele que chegou a presidente lhe refinasse as viagens estelares. Apesar de tão preenchido curriculum, para mim será para sempre Norma Desmond, a vedeta do Passado em «SUNSET BULLEVARD/O CREPÚSCULO DOS DEUSES», a fita que prefiro entre todas, cheia de private jokes, actores as themselves e intervenientes, como v. Stroheim, em aproximações de si.
Toda a luta para anular o impiedoso esquecimento da actualidade, com o salto do convívio com outros contemporâneos retirados a converter-se na apropriação de um oportunista algo gigolo, condenado ao papel extinto de admirador escravizado, constituindo a dopagem que precede o alucinado e fingido regresso rodeado de cumplicidades baseadas na pena, até ao crime final, com a descida da escadaria que recupera o protagonismo. É, levada à caricatura de um estrato profissional desamparado quando abandona o galarim, a luta tão humana pelo afecto e contra o esquecimento, o horror da decadência que faz não acreditar no espelho.
G.S. nasceu num 27 de Março. O «Misantropo Enjaulado» mostra-se pronto para o close up dela.
Gloria Swanson teve grande carreira no mudo, com duas nomeações para os Oscars e vida íntima suficientemente publicitada pelo exemplo que Joseph Kennedy o futuro derrotista embaixador dos EUA em Londres, deu aos filhos, conseguindo que aquele que chegou a presidente lhe refinasse as viagens estelares. Apesar de tão preenchido curriculum, para mim será para sempre Norma Desmond, a vedeta do Passado em «SUNSET BULLEVARD/O CREPÚSCULO DOS DEUSES», a fita que prefiro entre todas, cheia de private jokes, actores as themselves e intervenientes, como v. Stroheim, em aproximações de si.
Toda a luta para anular o impiedoso esquecimento da actualidade, com o salto do convívio com outros contemporâneos retirados a converter-se na apropriação de um oportunista algo gigolo, condenado ao papel extinto de admirador escravizado, constituindo a dopagem que precede o alucinado e fingido regresso rodeado de cumplicidades baseadas na pena, até ao crime final, com a descida da escadaria que recupera o protagonismo. É, levada à caricatura de um estrato profissional desamparado quando abandona o galarim, a luta tão humana pelo afecto e contra o esquecimento, o horror da decadência que faz não acreditar no espelho.
G.S. nasceu num 27 de Março. O «Misantropo Enjaulado» mostra-se pronto para o close up dela.
4 Comments:
At 12:11 AM, Jansenista said…
Há uma fotografia de Stieglitz de Gloria Swanson com um dos primeiros maridos, julgo que em Saint Moritz, que é imbatível de beleza, de sofisticação nonchalante!
At 1:42 AM, Anonymous said…
Estilo é que não faltava às musas dos "Roaring Twenties". O "Sunset Boulevard" é dos meus filmes de culto. A primeira vez que o vi fiquei completamente petrificado na cadeira. Nada mexia no Universo. Só existia a televisão.
Mas o meu sex-symbol preferido da altura é a "Franjinhas", mais conhecida como Louise Brooks. Com ela, era um verdadeiro carrossel mágico. Tornicotim, Tornicotão!
At 9:31 AM, Je maintiendrai said…
Ahh.. Sunset Boulevard... Bela invocação
At 9:39 AM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Jansenista: conheço a fotografia, cuja lembrança é oportuníssima. Vou tentar achá-la.
Caro Luís:
é espantoso, desde aquele começo, com o morto em narrador. O expediente foi tentado várias outras vezes, mas aquele é que é, até porque a acção se passa exclusivamente neste mundo, sem segundas vias. Quanto à Brooks, a «...PANDORA» é um absoluto "must"
Caro Je Maintiendrai:
é O filme, como se pode ver pela informação do "profile". De cada vez que o vemos descobrimos coisas novas; e sem recurso às histórias do cinema algumas escapariam, como a de a fita dos tempos áureos visionada por Desmond/Swanson ser «QUEEN KELLY», financiado por Jo Kennedy.
Abraços aos Três.
Post a Comment
<< Home