Momento Intimista do Dia
.

Como o Sábado é dia predisposto para estas coisas, gostaria de partilhar Convosco um facto da minha infância. Quando a maternal destreza didáctica me dava a conhecer as diversas profissões, o universalismo pré-misantrópico deste Vosso pobre amigo fê-lo mostrar receptividade, tenção mesmo, de abraçar quase todos os ofícios cujo conteúdo lhe ia sendo explicado. Uma solitária excepção quebrou a coerência desta abertura. o Limpa-Chaminés. Ficou, na memória da família, como único item rejeitado. E, um tanto por remorso, quero aqui prestar a minha homenagem a uma profissão quase extinta. Numa época que polui mais do que as precedentes, apesar de o uso do carvão ter diminuído, a função, pessoalizada, já não se encontra pelas ruas. Suponho-a hoje desempenhada por empresas bem geridas e sem chama, o que pode fazer concluir que já nem as chaminés são tratadas como antigamente...

3 Comments:
At 12:09 PM,
Paulo Cunha Porto said…
Ainda andam? Há muito que não vejo um.
At 1:32 PM,
Anonymous said…
Hão-de ser técnicos de higiene de tubos exaustores de gases domésticos, não limpa-chaminés. Com curso da C.E.E.. Apreciei as recordações, suas e a fotográfica. Cumpts.
At 2:18 PM,
Paulo Cunha Porto said…
Hihihihihihi!
Obrigadíssimo, Caro Bic Laranja. Queria mesmo falar Consigo. Penso que tenho uma informação útil para um "post" que julgo estar a preparar. Se quiser contactar-me pelo "e-mail" aposto junto ao "profile", terei todo o gosto em enviar-Lha.
Ab.
Post a Comment
<< Home