Origens Reptílicas da Incompreensão
Leio, com curiosidade, uma nota publicada em 1943 na «PORTVCALE» por Luís Chaves, segundo a qual, na tradição popular portuguesa, «o lagarto anda mais ou menos associado ao galo, ambos animais simbólicos da virilidade.(...) Como o lagarto representa o protector do homem, a cobra é a protectora da mulher: ele e ela, masculino e feminino, como cravo e rosa, opostos pelo género, e distintos pela imaginação.».
E não consigo impedir-me de especular, tendo presente que algumas espécies de lagartos, embora não todas, são inimigas figadais dos sinuosos cobris, se não corresponderá este imaginário a uma intuição pelo Povo da mesma realidade que despertou teorizações mais elaboradas, sob a conhecida designação de "Guerra dos Sexos".
Aliás, o destino que, de acordo com o Autor, teve essa rudimentar concepção pode reforçar a ideia de coincidência com o que podemos observar: diz ele que a maior parte destas representações, hoje, «perderam a feição mágica, e são enfeites tradicionais ou brincos de criança»; e que o simbolismo erótico subsiste em meios mais confinados, ou até marginais, como «batentes de porta e bonecos de louça», por um lado e «tatuagens», pelo outro. O que faz concluir que, por muitas predisposições que se encontrem para a confrontação, há sempre meio de dar a volta, remetendo o antagonismo para bolsas relativamente contidas. Não será por acaso que a repugnância pelas cobras faz, praticamente, o pleno entre as Senhoras que conheço...
3 Comments:
At 5:02 PM, Anonymous said…
Importante nevada en Salamanca
At 5:04 PM, Anonymous said…
Tambien existe una lagartija autóctona de la zona Sur de Lisboa....¿Cierto?
At 8:03 PM, Paulo Cunha Porto said…
Bravo, Caro Amigo. Agora é que nada de se mascarar de "boneco de neve", ou os Conterrâneos poderiam fugir com quantos pés têm, tomando-o por animação súbita de um verdadeiro.
Do Sul, do Norte, do Leste, do Oeste e da própria capital. Então a vida pública do País está cheia delas e de outras osgas.
Babel: mas aí até que houve um certo enturmanço, com interposta maçã...
Post a Comment
<< Home