O Misantropo Enjaulado

O optimismo é uma preguiça do espírito. E. Herriot

Saturday, November 26, 2005

Leitura Matinal -191

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As possibilidades que o silêncio oferece são pelo menos de tão grande alcance nas relações humanas como as hipóteses de comunicar que ele estagna.
Se há uma mudez com valor retórico, digamos assim, a que é possível atribuir um sentido e contrapor algum argumento, a sua acção sobre o nosso espírito e, não sejamos egotistas, sobre o do nosso interlocutor em vias de frustração, pode agigantar-se,deixando de ser uma convencional contestação das convenções que induzem à conversação. Para, com amplitude da maré enchendo, transfigurar o nosso espírito, ao estimular a irredutibilidade pessoal que tínhamos adormecida, a qual, no momento em que a ausência dos sons do interesse for substituída, em contínuo, pela devastação que proscreve a palavra, deixará de ser um elemento inabitual de cumplicidade, para, com a crueldadade e a nudez que suspeitamos na verdade, reduzir ao zero inamovível a expressão.
Há também histeria no silêncio.
Há submissão absoluta a sofrimentos maiores, que vamos afogando nas habitualidades, até que a grande investida, sem bem darmos por isso, exija, num ápice o rompimento, sem volta.
Há libertações mais opressoras do que a opressão que nos foi saturando. A queda na abdicação das memórias, a renúncia às esperanças, as defuntas pequenas hipocrisias que tão indignas achamos, mas nos iam permitindo tocar o barco, sem cair no extremo do corte que já paira para além de si.
Emana de Octavio Paz o

SILÊNCIO

Assim como do fundo da música
brota uma nota
que enquanto vibra cresce e se adelgaça
até que noutra música emudece,
brota do fundo do silêncio
outro silêncio, aguda torre, espada,
e sobe e cresce e nos suspende
e enquanto sobe caem
recordações, esperanças,
as pequenas mentiras e as grandes
e queremos gritar e na garganta
o grito se desvanece:
desembocamos no silêncio
onde os silêncios emudecem.

As imagens representam uma figura de terracota do deus grego do silêncio, Harpocrates, seguida da visão de «Hish, o Senhor do Silêncio», de Sidney H. Sime.

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