Na Corda-Bamba
.
É o estado da maioria Democrata no que seria o Senado norte-americano a entrar proximamente em funções, com a doença do Senador Tim Johnson, do Dakota do Sul, que se encontra em estado crítico, após uma cirurgia ao cérebro que, contudo, correu bem, segundo os médicos. O lugar é dele, mesmo que incapaz de trabalhar, até á próxima eleição, mas se se demitir ou morrer, o Governador do Estado, Mike Rounds, um Republicano, poderá nomear um membro do seu partido, fazendo os grupos rivais da Câmara Alta estagnar num empate 50-50, pelo que a decisão em votações segundo os alinhamentos partidários seria tomada pelo Vice-Presidente, com o voto de desempate. Já se desenha a luta pelas presidências dos vários comitês-chave. Claro que se fala no das Informações, por causa da Guerra no Iraque, ou no Judiciário, por uma eventual nomeação para o Supremo Tribunal. Mas penso que maior atenção deve ser dada ao das Forças Armadas, o qual, a ser mantido sob chefia do GOP, será dirigido por John McCain, fornecendo-lhe a tribuna que lhe falta. E no do Ambiente, onde a indigitada, uma Senadora com quem discordo em muitos pontos, mas não neste, Barbara Boxer, Democrata da California, é precisamente o contrário do actual chairman, Inhofe, um político que ama a indústria energética e se está nas tintas para a ecologia.
Mas neste momento cumpre deixar uma palavra de simpatia para com o legislador atingido pelo infortúnio, algo apagado no plano nacional, porém popular no seu Estado, que tem um passado clínico desfavorável, mas não em concretizações que ameaçassem as faculdades mentais. Era, de resto, muito ligado à comunidade dos Índios, importante na sua região.
1 Comments:
At 7:20 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Espadachim:
Concordo que não há muito no Dakota do Sul quem possa vencer a Congressista, que além de ter jeito para a política, é nova e atraente. Mas se alguém for nomeado, vai até ao fim do mandato. E aí há o próprio Mike Rounds, então sem poder recandidatar-se a Governador. Com a popularidade que tem, será ela por ela...
Abraço.
Post a Comment
<< Home