Verniz Estalado
O Doutor Erdogan é um moderado, como dizem a propaganda do seu governo e a maioria do seu partido islâmico? Talvez, tudo depende do termo de comparação com que o confrontem. É certamente menos radical do que o alto funcionário que defendeu a prisão do Papa, durante a visita oficial deste. É-o, indiscutivelmente, se comparado com o pistoleiro que desatou ao tiro contra a Embaixada da Itália. Mas ao rudemente recusar o encontro normal com um Chefe de Estado de visita à Turquia, o Chefe de Governo de Ancara deixa a interrogação premente sobre se o modo de vida europeu poderá suportar tão parca urbanidade, apesar da tepidez relativa.
A resposta espero que seja Não.
3 Comments:
At 4:30 PM, Anonymous said…
Porque é que a USA a quer como estado membro da UE?
At 7:22 PM, Anonymous said…
É certo que é mais rude que o primeiro-ministro Zapatero, que se limitou a respeitar a laicidade do Estado, mas não o poderemos interpretar como um sinal momentâneo de "não irritar os fanáticos"?
At 8:50 PM, Paulo Cunha Porto said…
Há duas grandes suaspeitas, Querida MFBA. A mais benévola aponta para que pretendam delegar na UE o controle da Turquia e o encargo de não a deixar resvalar para o anti-ocidentalismo. A mais suspicaz pretende que querem simplesmente incluir nesta agregação do velho Continente um elemento que dê que fazer, para cortar cerce hipóteses alternativas de aliança, com a Rússia, por exemplo. Eu apostaria numa inconsciente mistura de ambas.
Meu Caro Miguel:
Zapatero não me parece caber aquiu, que não integra um partido religioso. Até aceitaria essa explicação se o visse em luta com os radicais das suas fileiras e não, primordialmente, como escudo deles.
Beijinho e abraço.
Post a Comment
<< Home