Sábio Duplamente Patriota
.
Por uma feliz coincidência, precisamente um dia depois de este Vosso servo ter adquirido os dois volumes de «OPÚSCULOS E ESPARSOS» desse extraordinário investigador que foi o Visconde de Santarém, vai a Biblioteca Nacional homenageá-Lo, com exposição e conferência evocativas, ao fim da tarde de hoje, conforme é Aqui anunciado. Trata-se de um Vulto maior da História, mormente da Ultramarina e da da Cartografia, ao ponto de o próprio Humboldt, que se lhe teria, primeiramente, oposto numa polémica, se Lhe dirigir, reconhecendo a razão do Adversário e ser ele «um sábio tão grande que obrigaria todos a inclinarem-se perante os seus argumentos». Que o era não tem dúvida. Fiel Miguelista, Ministro da Regência da Infanta Isabel Maria e, nos Estrangeiros, de D. Miguel, exilado acedeu ao convite de pôr os seus altíssimos conhecimentos ao serviço da Pátria no que transcendesse a utilidade do regime ilegítimo, correspondendo ao desafio do governo Liberal de demonstrar os direitos Históricos de Portugal na Costa Ocidental Africana que alguns panfletários estrangeiros, franceses sobretudo, contestavam.
E, júbilo dos júbilos, nos livros que comprei está contido o «MANIFESTO DE SUA MAJESTADE FIDELÍSSIMA O SENHOR D. MIGUEL...», com a explanação histórico-jurídica da Legitimidade.
É correr, Minha Gente. E acorrer.
3 Comments:
At 6:27 PM, Anonymous said…
Bela aquisição caro Confrade.
At 6:35 PM, Capitão-Mor said…
Belo documento. Estou a ver que é entendido em alfarrabistas e afins..
At 6:40 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Espadachim:
Por Amor de Deus, nada de confundir zangas com Miguelistas com zangas com o Miguelismo de que Santarém é Autor Maior!
Meu Caro Je Maintiendrai:
E calcule que no alfarrabista onde o adquiri havia outra colecção, dos dois volumes mais o de «INÉDITOS», que já possuo, a preço nada exagerado. Obrigadíssimo pelo "nihil obstat".
Meu Caro Capitão-Mor:
Entendido, entendido, será exagero amigo. Digamos "persistente".
Abraços aos Três.
Post a Comment
<< Home