Pinderiquice Lusa
Já era desolador o Mundo andar a escolher sete maravilhazitas para substituir as verdadeiras, as da Antiguidade, com o argumento de que só uma delas é ainda desfrutável pela vista. Mas, enfim, calemo-nos. Agora, fazer suceder à inveja que a Humanidade de hoje tem dos Antigos o despeitozinho nacional de eleger sete que sejam nossas, com o argumento de que não temos nenhuma candidata à geral escolha, demonstra à saciedade a pequenez de um canto estigmatizado pela mania das grandezas, que quer ter os seus próprios deslumbramentos, pela lamentável razão de serem seus e não porque deslumbrantes.
Corremos o risco de nos maravilharmos com pouco. Até porque o critério vai ser a votação popular, em vez de deixar a definição ao labor natural dos sábios. O que terá como consequência a acentuação da inferioridade da cópia perante o elenco original.
9 Comments:
At 11:26 AM, L. Rodrigues said…
Realmente... e depois que se seguirá? quando o Ribatejo constatar que não está representado em nenhuma das maravilhas nacionais, irá eleger as suas Sete... e depois Almeirim, quando a sua Sopa da Pedra não for eleita, elegerá as suas... e por aí fora.
Vou começar a olhar lá em casa... Há lá umas coisas no frigorífico que não cessam de me maravilhar, há meses. Devo conseguir arranjar sete...
At 11:30 AM, Paulo Cunha Porto said…
Hahahahahaha!
Está demais, Caríssimo L.Rodrigues! Ainda se eles se deixassem cativar pela Verdadeira Maravilha que é o anfiteatro, a Catedral em que se vai realizar o certame... e a elegessem como a Única da actualidade...
abraço.
At 11:57 AM, Anonymous said…
Provincianismo de deslumbrados: umbigo dois bigo 3 bigo... Só sete? Ora faça-se lá a bola suplementar. Cumpts.
At 12:21 PM, Anonymous said…
Huumm... Acho-o demasiado vermelhusco para o meu gosto!
At 1:06 PM, Anonymous said…
Não tem sentido
At 6:18 PM, Anonymous said…
Ergam-se os sábios e façam então a sua escolha!...
At 7:21 PM, Paulo Cunha Porto said…
Completamente, Caro Bic Laranja, olhar mais acima está proibido.
Vermelhusco, Caro Anónimo? Aquele encarnado maravilhoso que tanto realce dá?
Querida MFBA: Nenhum, está bom de ver.
Esse, Meu Caro Miguel, foi o processo adoptado para a pré-selecção, em vez de deixar que se fossem impondo naturalmente as sabedorias aptas a fazê-lo e entrasse no espírito das Gentes,
paulatinamente, a noção. O que deve ter acontecido é que acharam impossível de "colar", por outro processo quue não fosse o da escolha como entretenimento. Isto é que é alienação das massas. em todos os sentidos.
Beijinho e abraços.
At 11:28 PM, Anonymous said…
Já agora, vamos então abstrair-nos do processo português.
Não será válido aceitarmos que qualquer desses 21 caberia entre os 7 maiores? Aliás, não serão esses 21 uma outra categoria a ter em conta?
O critério tornar-se-ia político: uma Maravilha de cada conjunto civilizacional? Um de cada continente para não afectar o "politicamente correcto"?
Que escolha "sábia2 fazer entre esses 21?
At 9:30 AM, Paulo Cunha Porto said…
Hihihihihih. É a própria gratuitidade deste alargamento que está em causa, com efeito. E uma grande falta de ideias da parte dos organizadores, Meu Caro Miguel.
Abraço.
Post a Comment
<< Home