A Carreira
.
Leitura agradável e agradada de três curtos textos de Marcello Duarte Mathias, cujo estilo me soa estranhamente familiar, pese o facto de não recordar tê-lo lido antes. Um, sobre uma festa celebrativa do Dia Nacional Finlandês na respectiva Embaixada na Índia, em que correm diante dos nossos olhos os diversos caracteres nacionais no mundo restrito das Representações Oficiais, bem como as reacções que naquele contido meio os condicionam. Uma meditação, um tanto atrabiliária, essa sim, sobre o êxito ou fracasso da futura geração, muito enformada por um aparato de Elder Expert. E o meu preferido, um bosquejo dos colegas presentes num seminário para Embaixadores, em que os diversos tipos, com acidentes, aspirações, tendências e limitações, são colocados diante do leitor, que se entreteria certamente a neles enquadrar os vários concretos à descrição os vários concretos profissionais, se os conhecesse. A menos que fosse um um Diplomata, caso em que decerto se excluiria do elenco oferecido, tal é a inteligência com que foi redigido o fresco.
4 Comments:
At 4:49 PM, Je maintiendrai said…
Tem a sua graça, como o autor ao vivo. Mas não de levar muito a sério, como o autor. A louvar: caricaturar-se a si próprio.
At 6:03 PM, Paulo Cunha Porto said…
Caríssimo Je Maintiendrai:
É aquilo a que os Britânicos chamam "humour" no sentido mas estrito, ou estarei equivocado?
At 6:47 PM, Je maintiendrai said…
Não, caro Cunha Porto; é simplesmente o MM que não resiste a morder sob pena de se magoar. Mas tem muita piada.
At 9:06 AM, Paulo Cunha Porto said…
Ainda bem, Caríssimo Visconde. E a visita de Sua Graça a Duquesa será sempre uma benção para este jardim zoológico que ousa esperar ser capaz de recreá-La.
Post a Comment
<< Home