A Ironia Trágica
.
A mais trágica que conheço é a do significado de Jerusalém - Cidade da Paz. Isto porque creio que é o verdadeiro factor de eternização da guerra entre Árabes muçulmanos e Judeus. Os territórios palestinianos poderão transitar de soberania, como já timidamente tentaram arvorar autonomia. O reconhecimento do Estado Hebraico pode ser conseguido quando os radicais forem reduzidos a franjas eleitorais, o que não é impossível. Mas enquanto persistir a problemática da bandeira flutuando sobre a Cidade Triplamente Santa não se irá a lado algum. Em 30 de Julho de 1980, para além de se celebrar, como hoje, mais um aniversário do Matrimónio dos Pais de quem escreve, o Knesset deu um passo atrás no já de si impossível consenso sobre a questão, ao transferir da tolerável Tel-Aviv para a inaceitável Jerusalém a capital do País. E pior, consagrou a indivisibilidade dela, num acto típico de um homem de notável envergadura, mas duma dureza assustadora como era Begin. A esperança de dividir para alcançar a Paz ficou assim derrubada, apesar de já ser ténue, por inadmissível pelos Muçulmanos. E quer uns, quer outros, se apressaram em rejeitar a proposta do Extraordinário Papa João Paulo II, de uma internacionalização do controlo da cidade, que garantisse o respeito paritário dos Três Cultos que a reverenciam. Por isso continuo a acreditar que a única solução passará por um condomínio que, não divida pelo fraccionamento nem pelo predomínio de um dos lados. Mas para isso será preciso melhorar a capacidade palestina de erguer um estado, bem como o relacionamento com os vizinhos. Não vejo outra esperança.
3 Comments:
At 4:05 PM, Anonymous said…
:)
At 5:21 PM, Paulo said…
Que se abram...todas as «janelas» e «jaulas»....pois os ventos da liberdade não têm preço....
Gostei do que li. E as imagens,...uiiiiiiiii
Paulo
Abraço
At 6:41 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro SA:
Além de berrante não me custa a crer que seja também aberrante. Quanto à Cruzada, longe de mim contribuir para que se esmaecesse o Valor Histórico da luta sob a Imagem do Sagrado Lenho, mas nem há já Poderes Cristãos para tal, nem parece que uma guerra religiosa, para já, trouxesse harmonia àquela caldeirada. O trabalho tem de ser iniciado a partir de dentro, julgo.
Meu Caro Pedro Chagas Freitas:
Obrigado, é grande satisfação sabê-Lo por cá. Espero não desmerecer outras visitas que entenda fazer-me.
Meu Caro Paulo Sempre:
Sempre erigi como exemplo a seguir Aqueles a que as confinações externas não limitaram os voos da personalidadel. A Liberdade está para além das grades e maior vulto ganha quando se saboreia juízos positivos, como o que teve a bondade de exprimir.
Gostaria que voltasse, Sempre.
Abraços aos Três.
Post a Comment
<< Home