A Grande Sorte
.
Há dias que nem contados! De mil e um afazeres que me tinha ingenuamente proposto levar a cabo, antes que as Pessoas com eles relacionadas fossem de férias, nem uma quarta parte foi bem sucedida, na maior parte dos casos... por as Gentes já terem ido para a praia, ou para a terra. A antecipação de Agosto para a véspera cortou-me rente muitas asas e, com trunfos baixos, muitas vazas. Quando já desesperava, numa jornada em que até pouco capazmente pude blogar, dou com um livro que procurava há vinte e três anos, o dos textos escritos por Luís de Almeida Braga, de 1916, muitos deles evocativos das bel(g)as terras em que procurara acolhimento.
E não consegui conter a tentação comparativa de confrontar esta taluda, que não era a Sorte Grande, com outro desmentido da má fortuna. Afinal, se o Velho Mestre não tivesse tido necessidade de se exilar nessas paragens do Norte da Europa, não teria surgido, da forma conhecida, o extraordinário florilégio doutrinal que foi o movimento do Integralismo Lusitano. Numa lenta imersão no apaziguamento voltei à paz espiritual.
7 Comments:
At 10:13 AM, Anonymous said…
O Homem põe e Deus dispõe. Assim foi.
At 10:34 AM, Paulo Cunha Porto said…
No caso do livro dispôs muitíssimo bem.
At 10:47 AM, Je maintiendrai said…
O caro Misantropo é um radioestesista da bibliofilia. Há-de contar-me que varinha usa...
At 10:59 AM, Paulo Cunha Porto said…
Caríssimo JM:
Foram muitos anos a apurar o faro, para descobrir as prováveis chegadas de maravilhas a adquirir...
Abraço.
At 11:38 AM, Anonymous said…
Caro Misantropo,
Parabéns pela descoberta. Quem espera, por vezes alcança.
Bem sei que é um pouco tarde... que já tens a barriga a dar horas e a estas já combinaste alguma coisa para hoje...!
Caso contrário - remota possibilidade -, telefona-me e almoçamos no sítio do costume.
O Internauta Descerebrado
At 8:40 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Internauta a abarrotar de "cerebração":
Não dava, que tinha a minha tertúlia das Terças, com o DFF, o Siarom e outros. Mas, tirando a Terça, justamente, para a semana é no dia que queiras.
Meu Caro SA:
É um dos Mestres Maiores. Tenho muitos livros dele, a começar por «O CULTO DA TRADIÇÃO» e «SOB O PENDÃO REAL», mas este andava escorregadio.
Abraços a Ambos.
At 8:13 AM, Paulo Cunha Porto said…
Mas, Caríssimo SA... Não tem nada de secreto! É no meu giro diário pelos alfarrabistas da zona do Chiado - os da Rua do Alecrim, da da Misericórdia e da do Século!
Abraço.
Post a Comment
<< Home