Excesso de Zelo
Eu sei que os conceitos são fluidos. Se recorrer ao dicionário que aqui tenho ao lado, o verbete pedófilo dá-me apenas "amigo das crianças". Nem menciona o grau, nem, de acordo com o pensamento hoje dominante, a hipótese de se tratar de um inimigo interessado. Mas, idependentemente do (de)mérito da lei, a invenção do normalmente estimável governo irlandês, ao ilegalizar o sexo entre pessoas de 16 anos e menores, e aceitar a denominação da iniciativa como Pedophile Bill é que não tem pés nem cabeça. A orientação que subjaz à edificação conceitual da pedofilia implica o abuso da tenra idade por um lobo mau mais idoso. Aliás, segundo creio, o novo entendimento de Dublin até contende com a idade núbil estabelecida pela Santa Sé.
4 Comments:
At 3:14 PM, Anonymous said…
O termo consagrado é pederastia [pedo + erastes <= erasthai], mas o limitadíssimo vocabulário das gentes aliado à preguiça para usar de dicionários dá no que dá. Cumpts.
P.S.: em inglês há pederasty.
At 3:22 PM, Anonymous said…
Melhor, o termo consagrado é de facto pedofilia, pelas razões referidas. Pederastia é arcaísmo igornado. Ser amigo das crianças carece agora de significante.
No meio de tudo isto os irlandeses conseguiram baralhar ainda mais...
Cumpts.
At 3:24 PM, Anonymous said…
Ignorado, digo (até eu baralho). Cumpts. :)
At 6:26 PM, Paulo Cunha Porto said…
Hihihihihi! Grande verdade essa, Caro Amigo, quanto a os pobres Petizes estarem desprovidos da amizade sã dos mais velhos. E a designação irlandesa baralha qualquer um! Uma escolha infelicíssima!
Abraço.
Post a Comment
<< Home