Superioridade Ferrada
Leio no «DN» a notícia sobre uma investigação conduzida por Jeremy Field sobre a organização social das vespas e constato a sabedoria omnipresente no Reino Animal, não fora o desvirtuamento humano: adequação da carga do esforço ao papel orgânico que desempenham na comunidade, desigualdade naturalmente resultante de hierarquia legítima, porque tradicional, tranquilidade incompatível com ambições pessoais de lutas por escaladas arrivistas, ausência de revoluções. Que pena é que a nossa espécie tenha ido procurar o picante em atitudes opostas, na subversão e no egoísmo...
5 Comments:
At 1:16 PM, L. Rodrigues said…
Insectos sociais como as vespas e abelhas podem dar belas metáforas mas são um mau termo de comparação. São estes animais caracterizados por partilharem 75% do seu material genético com os parentes de colmeia, o que tecnicamente os deixa a meio caminho entre o conjunto de individuos e a colmeia organismo único.
São mais que irmãos entre si.
At 8:26 PM, Paulo Cunha Porto said…
Calma, Caríssimo L.Rodrigues. Defendi a exemplaridade de estruturação social, não preconizei a observância da endogamia!
Meu Caro Sapka:
Uuuum! «Não adapta o seu comportamento a novas circunstâncias? Parece-me um belo princípio de vida, desde que tentem adaptar as circunstâncias novas ao seu comportamento. Mas concedo que isso me parece um pouco além das possibilidades das vespas...
Uma coisa é certa, não gastaram oceanos de palavras para tentarem comprovar a burrice comparativa dos homens. Decerto por se tratar de uma evidência, salvo para os interessados.
Abraços.
At 8:42 PM, Jansenista said…
Presente um entusiasta da mirmecologia - e da sociobiologia!
At 8:46 PM, Paulo Cunha Porto said…
Esperamos o Seu Superior Contributo, Caro Jans...
Ab.
At 9:03 PM, Edd said…
Lol, I'm sure Dr. Field (as well as Cronin and Bridge, the people lower in the research hierarchy, who did the actual work!) would be happy to hear their research discussed in this manner :)
Post a Comment
<< Home