Orgulho de Um Amigo
Andei muitos meses com a pena e a espada cruzadas nas bandas do blusão do uniforme do Exército Português. É que integrei o Serviço de Pessoal desse glorioso corpo. Mas ter esses dois utensílios tão próximos do coração poderia também simbolizar a Amizade que, anos mais tarde, me uniria ao Duarte Branquinho, que com elas baptizou o Seu excelente Blogue, hoje bi-aniversariante. Onde Camões segurava um com cada uma das mãos, mas apenas os usava à vez, o Duarte empunha ambos com mestria, em simultâneo.
Corresponde a uma luta permanente pelos ideais que defende, como poderia aproximar-se do ideal de perfeição dos Samurais, esse BumBuRyoDo, que significava a pena e a espada caminhando conjuntamente.
Muitos anos antes de me tornar blogueiro, habituei-me a trocar ideias com o Duarte, em tertúlias que ambos integrámos, ou em circunstâncias em que só estivemos presentes os dois. Habituei-me a admirar a Sua honestidade intelectual, os Seus enormes conhecimentos e, last but not the least, o Seu amor aos livros. Mesmo quando divergi Dele, nunca esmoreceu o meu entusiasmo pela forma como defendia aquilo em que acreditava. Quando criou o Pena e Espada tudo se confirmou. Um grande espaço de debate cultural, cuja leitura, não só me enriqueceu, como constituiu, de alguma forma, o tirocínio que me permitiu aceder à actividade em que me vêem. Nele aprendi muito.
Por tudo isso, quero endereçar ao Duarte os parabéns que amplamente merece. Posso dizer que nunca conheci alguém tão leal, não só para os amigos, como para com os adversários.
Um grande abraço.
2 Comments:
At 12:56 AM, DB said…
Amigo Paulo,
Conseguiste deixar-me sem palavras...
Um grande -- enorme -- abraço.
At 8:42 AM, Paulo Cunha Porto said…
E outro para Ti, Amigão. Em nada me desviei da Verdade.
Post a Comment
<< Home