Em Redor de Um Grande Drama
Eu estou fora da jogada porque os meus receios residem na própria detenção pelo Irão de potencial atómico transformável em armas. Mas para aqueles que acreditavam, ou fingiam acreditar, na razoabilidade e contenção de um regime fundamentalista, com o auxílio de um novo Equilíbrio do Terror, actualizando o da Guerra Fria, deveria ser objecto de meditação uma recente mensagem do Ayatollah Ali Khamenei, Guia Espiritual da Revolução e o homem que, verdadeiramente, manda. Disse ele que os iranianos estão preparados para exportar a respectiva tecnologia nuclear.
Só esta manifestação de intenções seria mais do que suficiente para um ataque. Mas um que seja decisivo, ou nunca mais saímos da cepa torta.
26 Comments:
At 12:25 PM, Flávio Santos said…
Assinado: Benjamin Nethaniahu, Telaviv, Nisan 29, 5766.
At 1:04 PM, L. Rodrigues said…
A mim, nesta história do Irão, só me faz mesmo confusão é o facto de para todos os efeitos e factos, pelo menos até ao extremar da situação, estarmos a falar de um país signatário do tratado internacional de não proliferação, e cujos programas nucleares estavam assim sujeitos aos termos desse tratado.
Hoje em dia já não posso garantir que eles apenas tenham as melhores intenções, mas julgo que em grande medida isso se deve à estratégia "diplomática" dos EUA: demonizar e hostilizar de tal modo o adversário que este é forçado a extremar as suas posições.
Um pensamento: Se o irão não estivesse unido contra os estados unidos, é bem possivel que estivesse dividido pela intolerância religiosa, que voltou a apertar o cerco nas normas de vestuário e quejandos...
Uma boa forma de espalhar a democracia, é deixá-la actuar... mas isso era válido apenas se a intenção fosse de facto essa.
At 1:30 PM, vs said…
"Assinado: Benjamin Nethaniahu, Telaviv, Nisan 29, 5766."
LOOOOOOOOOOOOOOOOL!
Vejo, com agrado, que o FSantos, sempre aggiornatto, domina o calendário judaico.
:) :)
"Só esta manifestação de intenções seria mais do que suficiente para um ataque. Mas um que seja decisivo, ou nunca mais saímos da cepa torta."
Calma, tenha calma.
Isto não anda famoso....
Parece que não há cheta....nem gasolina
Mas Israel lançou ontem um satélite, a partir de solo da Federação Russa (ehehehhe), para melhor 'observar' as pacifistas, humanitárias e atoalhadas actividades.
At 2:19 PM, Anonymous said…
"Iran muss atomwaffen nicht haben"
Angela Merkel
Mai nada!
At 4:06 PM, Flávio Santos said…
«Vejo, com agrado, que o FSantos, sempre aggiornatto, domina o calendário judaico.»
Não, meu caro, limitei-me a ir ao Haaretz online para sacar a data judaica...
Quando o Nelson põe um travão nos instintos marciais do Pato Donald Rummy algo vai mal (isto é: MUITO BEM), eh, eh, eh!
Donald, amigo, o desemprego está contigo!
At 4:08 PM, Flávio Santos said…
"Iran muss atomwaffen nicht haben" - Angela Merkel, em declarações à saída do Memorial do Holocausto em Berlim!
At 5:19 PM, Je maintiendrai said…
Já agora ponham as maiúsculas nos substantivos em alemão. Ou já desapareceram, como o gótico?
At 5:36 PM, vs said…
This comment has been removed by a blog administrator.
At 5:39 PM, vs said…
"Quando o Nelson põe um travão nos instintos marciais do Pato Donald Rummy algo vai mal (isto é: MUITO BEM), eh, eh, eh!"
Não esteja tão contente.
A actual administração norte-americana é bem capaz de 'sacar' energias onde já nem se pensava que estas pudessem existir e, neste caso, aliados é coisa que não lhe falta, ao contrário do que se passou no caso do Iraque
A ver vamos.
Eu estou é confiante (isso SIM) que a Pérsia, por ser uma sociedade muito diferente da iraquiana (e das outras circundantes), vai evitar um qualquer ataque.
Para bom entendedor....
Aquilo que já me parece bizarro, no mínimo), é que o 'anti-americanismo' e o 'anti-israelismo' do FSantos (ambos em grande crescimento) cheguem ao ponto de o colocar na posição de alegre e exuberante defensor do regime iraniano e das suas políticas.
Para quem se diz defensor do 'Ocidente' (mesmo que seja 'latu sensu') não está mal não senhor.....defender e alegrar-se com as posturas de uma teocracia muçulmana.
Clap, clap, clap!
Neste caso, o Ocidente não irá pelo 'caminho' do FSantos, como a realidade, felizmente, vem demonstrando.
Mas, como disse, estou moderadamente optimista em relação a uma solução pacífica para todo este 'problema'.
At 5:48 PM, Flávio Santos said…
«(...) estou moderadamente optimista em relação a uma solução pacífica para todo este 'problema'» - então estamos de acordo. Não admiro a teocracia iraniana, admiro sim a sua independência, desde que não traduzida em actos lastimáveis (incluindo o terrorismo de alguns grupos por si apoiados).
At 6:39 PM, vs said…
This comment has been removed by a blog administrator.
At 6:40 PM, vs said…
"«(...) estou moderadamente optimista em relação a uma solução pacífica para todo este 'problema'» - então estamos de acordo."
Ainda bem que estamos de acordo.
"Não admiro a teocracia iraniana..."
Fico contente.
"... admiro sim a sua independência..."
Como argumento, é fraquinho.
Por essa ordem de razões, então o FSantos também deve admirar Cuba, a Coreia do Norte e a Venezuela do sr.Chavez.
Afinal de contas, são todos muy 'independentes', sendo que 'independência' hoje em dia, pelos vistos, é simplesmente dizer coisas tremendas sobre os EUA e/ou o Capitalismo e/ou o Ocidente, e/ou Israel e/ou whatever it moves & it is not left-wing, etc, etc....
A que está reduzida a 'independência', coitada.
:)
"... desde que não traduzida em actos lastimáveis (incluindo o terrorismo de alguns grupos por si apoiados)."
Ainda bem.
At 6:40 PM, vs said…
This comment has been removed by a blog administrator.
At 6:40 PM, vs said…
This comment has been removed by a blog administrator.
At 6:57 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro FSantos:
aguarda-se em jubilosa esperança a vinda da Tua retractação. O que neste blogue já foi escrito de Netaniahu não merece a Tua picadela. E em todo o Israel, como pelo Ocidente fora, em gente que nada tem a ver com o Estado Hebraico, cresce a noção do perigo...
Meu Caro L.Rodrigues: se deseja alguém que defenda a subtileza da diplomacia norte-americana, lamento não poder ser-Lhe prestável. Mas atenção, a demonização do Ocidente, já não pela Questão Israelita, senão pela forma de vida e pelo Passado Histórico, sempre foi uma pedra de toque da ascensão e manutenção do regime islâmico de Teerão. Como a falta de escrúpulo em liquidar o inimigo e a disponibilidade para o martírio...
Meu Caro Nelson:
paradoxalmente, por não haver gasosa é que acredito que se vá lá. Ainda chega para um "raid" bombardeantemente demolidor. E a subida imparável da "essence du Monde" de hoje pode bem gerar aprovações insuspeitadas de tão boa acção...
Meu Caro SA:
essa é a versão "soft". A "hard" é «...eles livram-se de nós»!
Abraço Todos.
At 7:34 PM, vs said…
"Ainda chega para um "raid" bombardeantemente demolidor."
É claro que chega, mas é precisamente aqui que a 'coisa' fica difícil.
Como raio se bombardeia e destrói centrais nucleares, respectivos reactores e centros de enriquecimento de urânio.....sem provocar uma reedição (amplamente aumentada e ainda mais catastrófica) de Chernobyl??
Eis a questão.
A questão é tão complicada e tão séria que tem sido suficiente para o Pentágono manter as 'orelhas em baixo'.
At 9:55 PM, Paulo Cunha Porto said…
Oh Nelson, olhe que eu sou tudo menos engenheiro nuclear, no entanto li, algures, que o estado das instalações e do respectivo conteúdo ainda não estão nesse estado de potencial libertação de radioactividade. Mas precisamos de um especialista.
At 12:27 AM, �ltimo reduto said…
"Assinado: Benjamin Nethaniahu, Telaviv, Nisan 29, 5766."
AHAHAHAHAHAHA!!! :)
Não posso crer que este texto esteja de facto assinado por Von 'Misan Thrope2... ;)
At 8:41 AM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Pedro:
Eu sei que um Homem com a tua Formação Cristã era incapaz de importar tecnologia nuclear, para massacrar com ela quem quer que fosse. Mas os "Ayatollahs" têm tudo menos Formação Cristã. E, com os últimos desenvolvimentos, ao não acreditares na declaração do Guia Espiritual, estás, pelo menos, a chamar-lhe mentiroso.
Que os iranianos ou os destinos de exportação deles usassem a bomba contra Israel, era já maldade bastante. Mas não penses que as Avenidas Novas seriam poupadas...
Abraço.
At 4:57 PM, Anonymous said…
"....Só esta manifestação de intenções seria mais do que suficiente para um ataque. Mas um que seja decisivo, ou nunca mais saímos da cepa torat."
E o problema está todo aí, não é? É que nenhum ataque poderá ser decisivo (a não ser, talvez empregando armas nucleares, coisa em que ninguém quer pensar)...e os líderes iranianos sabem-no bem...
At 7:19 PM, Paulo Cunha Porto said…
Tudo dependerá, Caro TSantos, da qualidade da informação que se tiver. E, em caso que não é para brincadeiras, espero que a inteligência israelita colabore activamente com o Amigo Americano.
Ab.
At 11:10 PM, vs said…
"... espero que a inteligência israelita colabore activamente com o Amigo Americano."
Pode estar tranquilo quanto a isso caro Paulo.
Quando os teocratas derem por ela.....ehehehhehhehhe
At 12:36 AM, Anonymous said…
Neste caso, SEMPRE com os EUA e Aliados e NUNCA com o Irão.
Carlos
At 2:10 AM, Eurico de Barros said…
E continuamos com o papão iraniano, enquanto Israel nunca assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear nem autoriza inspecções da ONU às suas instalações... Mil vezes um Irão com meia-dúzia de ogivas que os tampinhas armados até aos dentes e sem terem que prestar contas a ninguém. Já agora, o Irão é um Estado soberano. Se Israel lá for meter o bedelho, por que cargas de água não se poderá defender? Porque os judeus já sofreram muito no «Holo-logro»?
At 2:57 AM, vs said…
Já estava a demorar....
At 8:51 AM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Carlos:
É isso mesmo. Não devemos ser cegos quanto a quem nos ameaça.
Meu Caro Eurico:
Tenha dó. Daquela proveniência, ogivas apontadas=ogivas disparadas.
Meu Caro Nelson:
é que, até pela confusão e concorrência entre as agências,confio muito mais nos serviços de inteligência de Israel do que nos dos "States", se desamparados.
Post a Comment
<< Home