O optimismo é uma preguiça do espírito. E. Herriot
Sunday, April 02, 2006
O Nó do Problema
.
Dedicado a Todos os Amigos que se insurjam contra a perseguição movida aos fumadores, começando por estes aniversariantes, segue uma impressionista e impressiva imagem.
Hihihihihi! Caro Jans, nunca fumei um cigarro na vida e, por junto, devo ter consumido nove charutos. Mas faz-me impressão o totalitarismo da campanha. Aguardo a resposta Deste Déspota, que sei ser dos Esclarecidos... Ab.
1. Suponha que alguém gosta de fazer tiro ao alvo e acertar na cabeça das pessoas, e acerta 10% das vezes. É horrível, mas ao menos a morte é rápida. Imagine que se prova que 10% dos fumadores passivos morrerão, em consequência disso, de cancro do pulmão: é menos horrível? Eu considero pior, já que é uma morte lenta, dolorosa e degradante. 2. E o próprio fumador? Suponha que ele contrai um cancro da laringe, e que, como todos os doentes oncológicos, passa à frente nas listas de espera para as operações e que por isso um jovem não-fumador perde a sua oportunidade de receber um transplante de rim (uns degraus abaixo nas listas de espera) e por isso passa mais uns anos em hemodiálise, com degradação da sua qualidade de vida. Quid iuris? Não deverá haver um déspota a proteger as vítimas?
Caro Jansenista: claro que é pior, Mas qual é a diferença entre as probabilidades de contrair cancro de um fumador passivo e as de um não-fumador sem esse problemático ambiente? Que também os há a sucumbir a tal horror. Quanto ao segundo ponto, poderíamos imaginar um esquema de exigência menor ao fumador que se comprometesse a não recorrer ao SNS... Abraço, também pela preocupação que O honra.
6 Comments:
At 10:44 PM, Pedro Santos Cardoso said…
Muito agradecido pelos parabéns, pela referência e pela imagem de bom gosto (como aliás, é apanágio da casa).
At 10:51 PM, Paulo Cunha Porto said…
Ora, Caro Pedro, podia lá deixar passar tal Data! E não tão bom, o gosto, como o patente na prenda que comentei "chez Vous".
Abraços.
At 10:49 AM, Jansenista said…
Um anti-tabagista despótico manifesta-se! Morte aos fumadores!
At 11:13 AM, Paulo Cunha Porto said…
Hihihihihi! Caro Jans, nunca fumei um cigarro na vida e, por junto, devo ter consumido nove charutos. Mas faz-me impressão o totalitarismo da campanha. Aguardo a resposta Deste Déspota, que sei ser dos Esclarecidos...
Ab.
At 4:50 PM, Jansenista said…
1. Suponha que alguém gosta de fazer tiro ao alvo e acertar na cabeça das pessoas, e acerta 10% das vezes. É horrível, mas ao menos a morte é rápida. Imagine que se prova que 10% dos fumadores passivos morrerão, em consequência disso, de cancro do pulmão: é menos horrível? Eu considero pior, já que é uma morte lenta, dolorosa e degradante.
2. E o próprio fumador? Suponha que ele contrai um cancro da laringe, e que, como todos os doentes oncológicos, passa à frente nas listas de espera para as operações e que por isso um jovem não-fumador perde a sua oportunidade de receber um transplante de rim (uns degraus abaixo nas listas de espera) e por isso passa mais uns anos em hemodiálise, com degradação da sua qualidade de vida. Quid iuris?
Não deverá haver um déspota a proteger as vítimas?
At 9:15 PM, Paulo Cunha Porto said…
Caro Jansenista: claro que é pior, Mas qual é a diferença entre as probabilidades de contrair cancro de um fumador passivo e as de um não-fumador sem esse problemático ambiente? Que também os há a sucumbir a tal horror.
Quanto ao segundo ponto, poderíamos imaginar um esquema de exigência menor ao fumador que se comprometesse a não recorrer ao SNS...
Abraço, também pela preocupação que O honra.
Post a Comment
<< Home