A Lógica da Campanha
O Instituto Nacional da Mulher, no México, achou ideia brilhante emitir anúncios televisivos com bonecas insufláveis vestidas de quadros empresariais, dizendo que «as Mulheres não são objectos», para combater a prática de assédio sexual. Parece-me evidente estarmos perante um caso em que as boas intenções passam por cima da lógica.
Com efeito, quer na vida familiar, quer na exibição audiovisual, por exemplo, é tristemente constatável a redução da Parte Feminina da humanidade à coisa. Mas não nos também condenáveis casos de assédio, em que, usando o poder, se joga com as expectativas profissionais das trabalhadoras, como se não faria a qualquer objecto inanimado, maxime a um adereço que faz fortuna das sex shops. Não é qualquer prioridade atribuída ao corpo que se traduz na redução a mulher objecto, mas sim no tipo de manipulação que dele se faz. E com a fama que tem a parte masculina da sociedade mexicana, não tarda estão a exigir a colocação dos sucedâneos artificiais nas empresas, para preencher as pausas do trabalho...
Com efeito, quer na vida familiar, quer na exibição audiovisual, por exemplo, é tristemente constatável a redução da Parte Feminina da humanidade à coisa. Mas não nos também condenáveis casos de assédio, em que, usando o poder, se joga com as expectativas profissionais das trabalhadoras, como se não faria a qualquer objecto inanimado, maxime a um adereço que faz fortuna das sex shops. Não é qualquer prioridade atribuída ao corpo que se traduz na redução a mulher objecto, mas sim no tipo de manipulação que dele se faz. E com a fama que tem a parte masculina da sociedade mexicana, não tarda estão a exigir a colocação dos sucedâneos artificiais nas empresas, para preencher as pausas do trabalho...
1 Comments:
At 2:57 PM, Anonymous said…
com bisturi
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