Da Coerência do Regime
Achei excelente que o Presidente Cavaco ntivesse atribuído o Grande Colar da Ordem da Liberdade ao seu sampaiesco antecessor. Apesar de não ter por costume criticar prémios ou condecorações, por entender que são decisões de pouca monta e considerar que cada poder distingue quem muito bem quiser, tal como cada particular escolhe os amigos, ficaria algo incomodado se tivesse sido atribuída a Ordem de Cristo, por ver o nome do Redentor em companhias tão laicas e republicanas, ou a da Torre e Espada, por comparação injusta para os Heróis que com ela foram agraciados. Esta ordem honorífica, mais recente, é que assenta bem à politicagem que temos. O seu próprio nome indica que ao trocarem os diversos graus da dita, uns com os outros, estão a tomar uma liberdade, emblemática da peculiar ordem em que vivemos. Por uma vez, aliás, estarão a fruir uma criação própria, não a apropriar-se de alheias, ao contrário do que sucede com as mudanças dos nomes de certas pontes. E depois, aquele laranja vai-lhes tão bem... combina mesmo com a elegância que os caracteriza!
10 Comments:
At 8:06 PM, Anonymous said…
De la Excma. Orden de Cristo a la ilma. orden "da Liberdade"......
At 8:25 PM, Paulo Cunha Porto said…
A Sua Magnífica distribuição das maiúsculas e minúsculas pelas iniciais mostra como apanhou o espírito da coisa, Caríssimo.
At 8:30 PM, Je maintiendrai said…
Antigamente, em Espanha, ainda havia critérios na atribuição das Ex.as e Ex.mos... Pelo caminho que a coisa leva, não sei hoje..
At 8:35 PM, Paulo Cunha Porto said…
Caro Je Maintiendrai:
é uma velha "private joke" com a ironia das distâncias proporcionadas pelo carácter cerimonioso do tratamento. Em Espanha, pelo menos, apesar de zapaterices, ainda há o Rei, um Referencial de Seriedade.
Ab.
At 8:36 PM, Anonymous said…
Amigos Cunha y Gongora: Excelentisimo Señor Profesor Doctor era Don Jose Castan Tobeñas, Presidente que fue del Tribunal Supremo. Por cierto, un nieto suyo es Notario de Avila de los Caballeros.....
At 8:36 PM, Paulo Cunha Porto said…
E já agora, não foi papar os espargos presidenciais?
At 8:41 PM, Paulo Cunha Porto said…
Oops, a pergunta era para o JM, claro.
Caro Amigo, estamos perante revelações familiares?
É curioso o respeito que infunde o estatuto dos Notários em Espanha. Por cá são, sem dúvida uma profissão conceituada. Mas do lado de Lá da fronteira constituem uma verdadeira aristocracia.
At 8:53 PM, Anonymous said…
Amigo Paulo: Notarios y Registradores de la Propiedad eran los "Mariscales" de las Carreras Juridicas.....
At 8:55 PM, Anonymous said…
Ya me gustaría tener el honor de ser familiar del sabio y humilde Castan; sería equivalente a ser pariente del Almirante Gago Coutinho en Portugal......
At 9:09 PM, Paulo Cunha Porto said…
Gago Coutinho foi, sem dúvida, um herói. A princípio enganado pela República, acabou os seus dias monárquico ferrenho.
O respeito testemunhado aos notários espanhois, durante os anos 60´s, impressionou o grande escritor Michel Déon, que os dizia facilmente reconhecíveis, até pelos fatos completos negros, que usavam.
Ab.
Post a Comment
<< Home