A Statesman´s Statement
O Ex-Presidente do Governo Espanhol, José Maria Aznar, vem, em entrevista ao «EXPRESSO», salientar o desnorte total das opções do seu sucessor. O ponto fundamental da crítica reside nas célebres agendas fracturantes, abertas pela primeira vez, desde a transição do regime, quebrando a sintonia que entre PP e PSOE havia, para não reavivar as feridas do passado. O que se impõe comentar, tendo presentes as palavras do Ilustre Político, é que faz parte da própria essência da Esquerda o conflito, é a sua própria razão de viver. Consoante o grau, pode revestir-se das capas de reformismo, controvérsia ou revolução. Mas não se sente bem com o consenso. Ao contrário do que tenta fazer passar, a sua preocupação não é sempre com os mais fracos, mas só com os que, de entre eles, veja como capazes de protestar, ou de lutar. E só casos de excepção, como Gonzalez a fazem pensar num interesse supra-cor partidária.
O resto da entrevista é igualmente interessante, quando refere o entendimento pessoal com governantes portugueses que impediu clivagens abruptas na economia, o que poderia funcionar como primeira pedra da Aliança Peninsular, nos moldes que já aqui defendi. Mas Zapatero parece preferir aos que geogrqaficamente lhe são mais próximos os presidentes da América Latina com pior fama.
Por fim, a Unidade Nacional. Ao sublinhar que já se tinha ido tão longe quanto se podia na questão autonómica e condenando o novo estatuto catalão, ou as negociações com a ETA, o Entrevistado revela grande submissão a uma ideia do Bem Geral, contra os interesses do seu próprio partido. Com efeito, se, por desgraça, o País Basco e a Catalunha se viessem a separar da Espanha, trata-se de zonas que dão muito mais votos aos Socialistas do que aos Populares, que nelas pouco pescam. A Esquerda veria muito mais dificultada a tarefa de ganhar eleições, ficando com vantagem pronunciada praticamente só na Andaluzia. Mas pôr em segundo plano o interesse próprio face ao do Todo é o que define um Estadista.
2 Comments:
At 11:39 PM, Anonymous said…
Excelente análisis.
At 12:40 AM, Paulo Cunha Porto said…
Obrigado. É muito gratificante lê-lo.
Post a Comment
<< Home