Saturações
Sábado. Exausto de politicagens, passo os olhos, à vol d´oiseau, pelos escritos reunidos de Erik Satie. Uma pérola:
«L´expérience est une des formes de la paralysie».
Tento uma breve reflexão sobre o mote. Num sentido triplo, diria: como dor que tudo abafa e impede o movimento livre. Também, por pura acumulação de conhecimento, acervo de cautelas capaz de eliminar muitas tentações da acção. Finalmente, eterna possibilidade de invocação, como intervenção para esterilizar o agir alheio ou eximir-se ao que a si é requerido. E no entanto... sempre disse que só invoca a experiência quem nada mais tem. Contudo, reconheço-lhe as virtudes, que, por vezes, impedem de fazer mal e de se fazer mal. É como o álcool, deve ser apreciada, mas com moderação.
4 Comments:
At 2:23 PM, Jansenista said…
Tudo isso a ouvir a Gymnopedie e umas imagens de Braque ou da fase cubista de Picasso, outra gande recriação, e recreação, estética - demasiado hedonismo la para o Ashram!
At 2:34 PM, Paulo Cunha Porto said…
Hihihihi! Mas, ao fim de semana, até nesse austero Meio devem ser permitidas algumas amenas liberdades...
At 3:03 PM, Anonymous said…
Amigo Paulo: siento ser un "chato" con la politica, pero en el semanario "Expresso" parece ser que aparecen unas importantes declaraciones de Jose Maria Aznar.......
At 6:48 PM, Paulo Cunha Porto said…
Caro Amigo de Espanha:
indicação preciosa, sem dúvida. Tenciono abordar o tema ainda hoje.
Caro Kamikaze:
Inculto, heim? Só para quem não o conheça. E a esses prega-se com uma citação de Bagehot. Que é para aprenderem a não acreditar na modéstia de quem escreve!
Caro Jorge:
Obrigado pela aprovação e pela visita. Logo conto retribuir.
Abraços aos Três.
Post a Comment
<< Home