O Vespeiro
O envio de mais soldados americanos para o Iraque sofre, quanto a mim, de um pecado original: serem considerados como um reforço quantitativo, indiferenciado nas funções que venham a desempenhar. O problema não está no número dos que lá estão. O General Powell afirmou ainda há um par de dias que «os coronéis pedem sempre maior número de efectivos no terreno. Por isso é que temos os generais». Para fazer mais do mesmo os que lá estão chegam. Vão progredindo, embora muito lenta e dolorosamente. Mas reforços não me parece que aumentem a rapidez, podendo, isso sim, multiplicar os alvos dos ataques do inimigo.
O beco com estreitíssima saída vem, sim, da ausência de planos para o País que o tivessem em conta, sem alinhar em preconceitos de secretaria: ou dividi-lo em três, garantindo que a desconfiança recíproca entre a tríade de novos estados os afastaria de afrontar o Ocidente; ou a restauração da Monarquia, bem vista pelos xiitas e curdos, que se lembram dela como a Idade de Ouro pré-persecutória. Incrementos numéricos de tropas relativamente inexperientes só atrapalham, com a criação de problemas logísticos e orçamentais escusados.
11 Comments:
At 1:34 PM, Anonymous said…
Um imbróglio que, de qualquer modo, tem que ser resolvido. O abandono puro e simples, constituiria um erro pior que o primeiro.
At 2:59 PM, Anonymous said…
Vai ser muito dificil descalçar a bota do Iraque. Esperemos que não façam igual ao Vietnam
Beijinho
At 4:37 PM, Anonymous said…
"O beco com estreitíssima saída vem, sim, da ausência de planos para o País que o tivessem em conta..."
É por isto que eu temo o voluntarismo americano. São (demasiadas vezes) muito simplistas na análise e antecipação dos problemas (ou não têm em conta os avisos de gente com mais experiência)...e depois não sabem como sair das situações complicadas em que se metem (e, muitas vezes, em que metem o resto do mundo!)...
At 5:16 PM, Anonymous said…
¡Cuánto ganaría el Presidente Bush con un sabio asesor militar como el capitán Paulo!
At 9:19 PM, Anonymous said…
O pior é que os EUA nem sequer equacionam a via monárquica! Eles sabem lá o que é isso...
At 12:34 AM, Anonymous said…
E agora já nem podem devolver o poder ao Saddam...
At 12:44 AM, Anonymous said…
De qualquer modo, com os inimigos que habitualmente enfrentam, não muitas alternativas. Veja-se o que aconteceu com o pacifista Carter, em cuja presidência os Estados Unidos foram mais que enxovalhados.
At 11:14 AM, Anonymous said…
Embora não seja talves este o post apropriado, mas sendo o penúltimo e dadas as tristes circunstâncias, qualquer meio serve para enviar um abraço de conforto. Nestes momentos faltam-me sempre as palavras mais apropriadas.
At 5:45 PM, Anonymous said…
Caro Paulo
As minhas Condolências.
Na certeza de que esta passagem para o lado de lá, é de todas as iniciações e renascimentos espirituais (que também os temos e devemos ter ao longo da vida na Terra), a mais dificil, a mais transcendente - e mais dificil, sobretudo para os entes queridos que cá ficam.
Na certeza também que a separação é apenas temporária, até ao Reencontro que será quando Deus Entender. E só desejamos que este período temporal de Saudade dure bastante - apesar da mesma Saudade - porque desejamos que o Paulo tenha uma longa vida e uma longa passagem neste mundo ao lado de todos nós.
Disse Saudade e não "nostalgia" porque é a primeira que define um estado intemporal onde não há morte nem fim; onde todos estamos sempre unidos, apenas em várias dimensões do Cosmos - certos do Reencontro; certos dos Sinais de Vida que recebemos do lado de lá - de quem nos ama, no nosso quotidiano: o Atendimento de uma Prece num momento dificil; um raio de Luz, um pássaro que vem cantar ao parapeito; um Sonho no ultimo sono da manhã, com uma mensagem de Vida e de consolo - porque que é o momento em que melhor falamos com quem nos ama no lado de lá - seja o que for, o Paulo irá sabê-lo e senti-lo.
É a Saudade de Camões e da Jerusalém Celeste, de onde descendemos para as vidas nos "infernos" do Mundo, por Missão ou por castigo, como disse Fernando Pessoa - e sobretudo quando somos portugueses; e para onde todos voltaremos um dia.
Saudade, Consolo, Fé e Certeza da Vida - é tudo o que posso tentar transmitir nesta hora tremendamente dificil para si. E Consolo sim, porque a Fé neste momento vai toda para o REAL, GRANDE e DIVINO CONSOLOADOR: O DIVINO ESPIRITO SANTO, o DIVINO PARÁCLITO, ESSÊNCIA da DIVINA PRESENÇA e do AMOR SUPREMO. Essa Luz e esse Amor está agora consigo.
As minhas desculpas pelo uso deste Postal pouco apropriado. Mas quero é transmitir-lhe estas Palavras.
Um Forte Abraço
Pedro Rodrigues
falo em saudade
At 9:41 AM, Anonymous said…
Paulo,
Não sei que dizer.O que é importante foi dito por Ppedro Rodrigues.
Só me resta dizer-lhe que o Paulo e o seu pai, que de certeza o inspirou, ajudaram a fazer destes momentos fugazes da Blogosfera algo que valeu a pena.
André
At 12:38 AM, Anonymous said…
Salvé Paulo,
Abraço estreito nestes momentos em que a morte fisica do teu pai é certamente oportunidade de crescimento espiritual pelo pecúlio de energias que certamente te legou: anímicas e provavelmente mais do que isso.
Que saibas então amadurecer e realizar mais profundamente a tua vocação própria de intelectual, artista duma blogosfera virtual mas que mesmoa ssim ainda pica algumas almas e estimule a procurade compreensão do outro.
Assim parece ser, tantos os grãos de sabedoria que vais recebendo da tua colheita de pensamentos e imagens certamente interessantes, ainda que aqui e acolá demasiado iludidos pelas aparências luzidias do que é corrupção e mero imperialismo.
Sim, refiro-me aos norte-americanos a nação mais decadente actualmente da Humanidade, com uma cambada de políticos sem qualquer categoria e com o único recurso das armas e do dólar para fazerem asneiras por todo o mundo, num afã de destruir tudoo que resista ao consumismo e industrailismo moderno.
Arranjou uma cambada de parvos a seguirem´-no ou de narizes, orelhas ou bigodes garndes quando se tratou de mentirem a todo mundo para se lanaçrem na pilhagem do Iraque que pouco lhes custou nas parencias até agora. O que são 3 mil militares para os mil vezes mais iraquianos mortos. Mas no mundo invisível haverá nação com pior Karma que os americanos, que anadram duarnte anos a sustentar e atiçar o saddam contra o Irão e quando não lhes servia mais tiraram-lhe o tapete e fianlmente vestiram-lhe a garvata, orquestrando ainda um vendido a dizer que Saddam estav com medo. E a besta do Bush, como não está ele, agora, protegido no seu reduto da casa vermelha de sangue, e como não estaria se fosse apenas presente num tribunal?
Pagaram as crianças que se mataram imitando um mártir, certamente pesado, do imperialismo do petróleo e dos armamenros e do dólar ilimitado que vão regendo o mundo dos vendidos a eles.
Paz e Luz, Paulo
Sê feliz,
Pedro
Post a Comment
<< Home