Memórias de Ontem e de Hoje
.
«Sons de Celebração», de Karin Husty.
Passagem do Ano, mais uma das épocas de alegria condicionada que, em teoria, detesto. Bill Vaugham dizia que a diferença entre a juventude e a meia-idade, nestas matérias, estava em, na primeira «ser-nos permitido ficar acordados até à meia-noite», no dia desta mudança anual. Enquanto que no estrato mais vivido «somos obrigados a permanecer» em vigília, nessa mesma data».
Assim, este quarentão que sou cedeu, mas, perante o caso concreto, só pode gabar-se da decisão de ter escolhido o conformismo. No magnífico cenário das Azenhas do Mar, em casa cuja traça e respectivo arranjo honravam a situação, com Anfitriões Magníficos, Mãe e Filho, decorreu uma confraternização deliciosa, rodeado de Gente Interesantíssima, tanto Os que conhecia já, como Os que descobri. O sono perdido bem parco sacrifício foi, perante tanta Riqueza de conversa e simpatia que me envolveram. E, um pouco mais recuperado, após uma manhã de cama restauradora, cá me deitei à procura de uma frase do Autor que comecei por citar que pudesse justificar tanta luz num misantropo habituado a ver as coisas em tons muito foscos. Encontrei:
«Um optimista fica acordado até à meia-noite para ver o Ano Novo chegar. Um pessimista mantém-se desperto para se certificar de que o Ano Velho se foi».
12 Comments:
At 4:06 PM, Anonymous said…
El día uno de enero.....¿Día en que los portugueses "adoptan" la españolísima "siesta" ?
At 4:26 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Çamorano:
este que daqui escreve viu-se obrigado a uma, muito mais prolongada e cedo do que a tradicional, tão em claro foi a noite. Mas Tu é que nada deixas passar em claro, hihihihi!
Abraço.
At 4:39 PM, Anonymous said…
como sempre, este quarentão escreve textos que eu aprecio bastante. e que invejável forma de passar o ano!
esperemos que todos, agora, tenhamos uma invejável forma de o aproveitar.
um bom novo ano,meu querido paulo.
P.S.: querida marta,
que assim seja! nós todos aqui a visitarmo-nos uns aos outros e a esboçar um sorriso a cada post lido. pelo menos é assim que acontece comigo.
beijinho grande.
P.S.: ah! se me permites, sugiro que esta janela dos comentários apareça numa nova, como no meu, em vez de aparecer em substituição da página do blogue.
At 4:42 PM, Anonymous said…
oh paulo,
fiz um "copy-paste" do que sugeri à marta e por lapso coloquei tudo. para ti era só o 2º P.S. mas o 1º também se adequa...
beijinhos.
At 6:32 PM, Anonymous said…
Querido Paulo
Não são só os pessimistas que vigiam para ter a certeza de que o Velho Ano se foi.
Eu não sou pessimista, mas desconfiada...não vá o diabo tecê-las.
Já sorri com os PS da Teresinha.
Continuação de Bom Ano.
At 7:10 PM, Anonymous said…
Uma passagem de ano que recordo com mais alegria foi também nas Azenhas; mas é da fase da juventude.
At 7:11 PM, Anonymous said…
Cumpts. [Falhou]
At 8:13 PM, Paulo Cunha Porto said…
Querida Teresa:
Como sempre, Esta Jovem é extremamente caridosa para com a minha paupérrima postagem. E beneficiar da tabela dos comentários à Marta enche-me de orgulho. Quanto ao formato, penso que o actual oferece uma vantagem de tomo: Quem queira comentar e não tenha fixado o que estas mãos inábeis escrevinharam pode clicar no "Show Original Post" e ter o texto à frente, enquanto o disseca. Também para Ti, um 2007 que supere até o que queiras.
Querida Marta:
Está-me cá a parecer que a Desconfiada que é a Minha Amiga está a assemelhar-se de forma muito suspeita aos pessimistas de que sou o mais ínfimo representante...
Repousemos pois no sorriso de sermos irmanados na estima da Teresinha.
Meu Caro Bic Laranja:
Perdoe-me por corrigir o Seu texto, Caro Perfeccionista: queria o Meu Amigo dizer " de outra fase da juventude", não é verdade?
Orgulho-me de ter seguido Tais Pisadas.
Beijinhos e abraço.
At 11:05 PM, Anonymous said…
que que assim fiquemos todos irmanados!
At 12:58 AM, T said…
Que bom que é passar o ano com mais novos...foi tão bom ( eu repeti, eu sei).
claro que não saí de casa! Mas se comparar com as vintices e trintices em que me consumi a dançar e a sair ..não foi melhor ou pior..foi o adequado. Gosto de acabar o ano com as pessoas de quem gosto mais.
E passei. às vezes tenho sorte.
At 11:21 AM, Paulo Cunha Porto said…
Querida Teresa:
Fiquemos pois. Venham cá dizer que uma roda bloguística não pode ser uma fraternidade! Das boas, explicite-se.
Querida T:
Há épocas da nossa vida em que privilegiamos os momentos mais intimistas, face a outras em que optámos pelos estímulos das injecções exteriores de convívio. É uma mudança de disposições que talvez corresponda a uma substituição da ansiedade de divertimento pela sensibilidade que se revela mais competente em captar prazer. Mas o que importa é que qualquer delas resulte.
Beijinhos a ambas.
At 9:15 AM, Maria Carvalho said…
Gostei de ler o que por aqui fui lendo!
Post a Comment
<< Home