A Acentuação Pictórica
.
Faria anos hoje Pierre Bonnard. Sempre gostei da sua concepção de que o trabalho sobre a tónica de uma obra aumenta a vida do conjunto, bem como a de que a cor tem uma lógica tão rigorosa como as formas. Nesta «Mulher Com Cão», se o rosto feminino se afoga um tanto no trajo que a figura enverga, o Amigo de quatro patas recebe honras tão grandes como os mimos que imaginamos dados pela dona. É o retrato dos afectos sobreposto ao dos traços fisionómicos, que não deixa de ser uma perspectiva mais profunda das pessoas com quem se cruza, se comparada com a mera reprodução da máscara cingida para a imortalização. É sempre compensador ver um artista plástico querer aceder a mais do que a imagem que o modelo lhe quer impingir.
2 Comments:
At 11:06 PM, Je maintiendrai said…
Belo Bonnard; não conhecia.
At 8:51 AM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro Je Maintiendrai.
É muito menos conhecido do que as "baigneuses", ou as figurações de ateliers que o celebrizaram. Mas, ao mesjmo tempo, creio reunir a concretização de muitos dos propósitos teóricos do Autor. E aquele cão... quase um peluche gigante!
Abraço.
Post a Comment
<< Home