Com Tratações Perigosas
A decisão do Comissário Spidla, no sentido de dar luz verde às empresas irlandesas que excluem da contratação, taxativamente e sem apelo, os fumadores parece-me duvidosa. A protecção aos não-fumadores poder-se-ia obter pela criação de uma sala de fumo, por exemplo. A menos que se estabeleça que cada empresa tem total liberdade de discrimnar, seja sob que critério for, o que, podendo até ser a realidade, contende com a letra da lei que impede o tratamento desfavorável, segundo uma série de critérios. No limite, estamos à beira de um tratamento mais gravoso para os fumadores que querem trabalhar, face aos toxicodependentes que, não querendo ou não podendo, vêem defendida abertamente a criação de salas de chuto. E não será um esforço condenado ao malogro, caso algum candidato mais inventivo defenda que o acto de ir fumando ao longo do dia faz parte integrante da sua religião, ou é essencial, por um qualquer misterioso mecanismo psíquico-volitivo, à... sua orientação sexual?
5 Comments:
At 12:16 AM, Anonymous said…
A cobertura legal da discriminação a fumadores é intolerável. A luta anti-tabaco, que sempre foi justificada, acabou de passar os limites do razoável. Discriminação é discriminação!
At 6:59 AM, Paulo Cunha Porto said…
Concordo inteiramente. Aceito que se procure proteger, se não da doença, ao menos do incómodo, os que não partilham desse hábito. Mas está a ser criado um ambiente em que quase só falta oferecer recompensas pelos fumadores, desde que mortos, pois vivos não interessam.
At 8:56 PM, Paulo Cunha Porto said…
Oh Meu Caro Visconde:
Cuidado, olhe que a confissão deste facto já está a caminho da base de lançamento, enviada por um "mail" da "inteligência". É que o misantropo está sob escuta, para ver se conseguem apanhar o Suspeito Nº1 do processo de fumofilia que é o David Afonso, do «Dolo Eventual».
At 11:52 PM, Bic Laranja said…
O fumo das sardinhas fará mal à saúde?
[Ups!]
Cumpts.
At 3:24 PM, Paulo Cunha Porto said…
Hihihi, Caro Bic. Um fumo com a agravante da gordura? Que horror!
Abraço.
Post a Comment
<< Home