Chutos e Pontapés
É certo e sabido que o uso das metáforas pelos politicos deveria ser acção interditada por legislação previdente, tão grandes são os pontapés na lógica que infligem. E não menos conhecida é a habitualidade com que o Presidente da CE José Barroso chuta para o ar grandes banalidades com o ar cúmplice de quem profere um fino dito de espírito. Antevendo que o público só compreendesse o que à bola respeitasse, veio dizer que, em matéria de Constituição Europeia, «estamos no prolongamento, mas ainda não no desempate por penalties». Prosseguindo na linguagem que o Eurocrata-em-Chefe parece melhor perceber, há que notar que este "nós" pressuposto na declaração deve ser cindido: eles, os políticos estão e estarão no tempo-extra que ameaçam estender até que os povos se curvem às suas vontades. Nós, os comuns europeus estamos sujeitos a grandes penalidades, há muito tempo. O problema é que aqueles empatas são, a um tempo, o árbitro e o adversário.
4 Comments:
At 11:12 AM, Anonymous said…
A metáfora é igualmente muito subtil, mas não resisto: Chutos e Pontapés é o que Eles (eurocratas & cia.) estão mesmo a pedir que Nós lhes apliquemos na zona apropriada.
At 11:39 AM, Paulo Cunha Porto said…
Com todo o peso do realismo, a imagem; e na aplicação, espera-se.
Obrigado pela achega.
At 11:04 PM, Anonymous said…
Que grande golo cá do meio da rua, caro Paulo.
At 8:48 AM, Paulo Cunha Porto said…
Obrigado, Caro Bic Laranja. Mas temos de dar um desconto - os guarda-redes em que se armam os políticos vigentes são frangueiros do pior.
Ab.
Post a Comment
<< Home